Banca de DEFESA: DOMINIQUE BARROS

DISCENTE : DOMINIQUE BARROS
DATA : 12/08/2016
LOCAL: Superintendência de Infraestrutura/UFRN.

CAMPUS 5 - UFRN - Uma proposta flexível de residência universitária

Arquitetura, flexibilidade, modulação, residência universitária.

Com o aumento na procura de vagas nas Residências Universitárias, após a adesão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ao REUNI (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), surgiu a necessidade de se pensar uma proposta que atendesse as várias demandas dos estudantes residentes e que pudesse ser construída de forma rápida e adaptada ao clima do lugar. No decorrer dos estudos, alguns conceitos como flexibilidade surgiram como respostas para a problemática. A flexibilidade, na arquitetura, trata-se de uma estratégia projetual que tem sido utilizada para alcançar uma arquitetura mais sustentável. Segundo a literatura, flexibilizar espaços e usos, reflete num maior ciclo de vida da edificação, evitando assim futuros desperdícios e gerando economia de recursos. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica específica, estudos de referências e aplicação da Avaliação Pós-ocupação (APO), com uma amostra dos residentes atuais nas edificações existentes no campus central da UFRN, montou-se o programa de necessidades levando em conta as demandas de serviços necessários. Após análise dos questionários aplicados, e cruzamento com os objetivos gerais e específicos definidos, com os estudos de referências e os conceitos gerando o programa de necessidades, a matriz de interação entre os ambientes. Utilizou-se como condicionante para o estudo preliminar, o zoneamento bioclimático para a cidade objeto de estudo e as prescrições urbanísticas do local e do campus da UFRN. Utilizando uma modulação padrão, foram desenvolvidos os estudos volumétricos e situacionais para atender ao programa de necessidades levantado. A escolha do sistema construtivo, fechamentos e cobertura foram definidos levando-se em conta as condicionantes levantadas, gerando uma proposta de edificação com espaços flexíveis a atender as demandas de uma residência universitária para a UFRN.

Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Externo à Instituição - LEONARDO JORGE BRASIL DE FREITAS CUNHA - UFERSA