Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAREZ DE QUADROS BARBOSA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUAREZ DE QUADROS BARBOSA JÚNIOR
DATA : 16/08/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Projeto de uma residência eficiente e autossustentável: Princípios de uma arquitetura bioclimática em residências unifamiliares de alto padrão.


PALAVRAS-CHAVES:

sustentabilidade; racionalização; residência; arquitetura bioclimática.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

O cenário da economia atual tem despertado nas pessoas uma busca por reduções nos custos que envolvem as edificações, tanto na construção quanto na operação delas, inclusive na manutenção diária do gasto energético para manter o conforto ambiental. Além disso, com o crescimento populacional e o avanço da tecnologia, a quantidade de equipamentos disponíveis e o fácil acesso a estas tecnologias tem demandado um incremento no custo energético o que, por sua vez, tem aumentado o impacto nas reservas ambientais exploradas para o fornecimento de energia a todos. Apesar de todo esse cenário, está havendo um despertar de consciência das pessoas para a preocupação com o meio ambiente e a diminuição do impacto individual sobre a natureza. Assim, o objeto de estudo deste trabalho propõe uma residência unifamiliar autosustentável, com a captação de energia solar e de águas pluviais, além do uso de uma modulação e de esquadrias que permitam a permeabilidade dos ventos e da radiação solar direta com controle do usuário durante o verão e o inverno. Durante os estudos realizados, buscou-se utilizar o conceito de colméia, através de seus aspectos modulação, racionalização, e apropriação do espaço bem definido, adaptando-se a uma das estruturas que demonstra maior equilíbrio na natureza, pois é autosustentável sem que haja conflitos entre os espaçose uma modulação única na natureza em constraste com sua forma bela e indefinida, interagindo com flexibilidade no entorno. Nesta etapa o condicionante principal para o estudo preliminar utilizado foi o zoneamento bioclimático e as prescrições urbanísticas do município de Parnamirim/RN. O uso de uma modulação padronizada e a racionalização dos processos construtivos escolhiso, desenvolveu-se estudos volumétricos e situacionais para atender ao programa de necessidades e à matriz de nível de interação dos ambientes e a programaçao arquitetônica sugerida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 350503 - FERNANDO JOSE DE MEDEIROS COSTA
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 09/08/2016 14:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao