Banca de DEFESA: ADLER PEREIRA FONTENELLE

DATA : 10/08/2016
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

PROJETO ARQUITETÔNICO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICALIZADO

Projeto de Arquitetura, Habitação Vertical Coletivo, Arquitetura em Estrutura Metálica.

Este trabalho descreve o processo projetual de um Edifício Residencial Vertical

Coletivo a se localizar no Bairro de Capim Macio, Natal/RN e se baseia em uma Metodologia Projetiva que reflete a conduta de um profissional que atua no mercado à 35 anos. Apresenta a definição da configuração formal de um projeto de edifício residencial com uma volumetria do edifício se inspirando visualmente na copa de uma árvore e marcada por uma textura nervurada em aço. Sugere o aço como a melhor opção de aplicação no partido estético do elemento mais notável no conjunto volumétrico – uma Unidade Habitacional - simbolizando uma Folha. Nesta intensão de ideação arquitetônica se expõe um desejo de fugir dos padrões estéticos vigentes no mercado local de arquitetura de edificações residenciais, tanto na concepção formal quanto nos métodos construtivos, fazendo desta ousadia experimental um exercício intenso de ampliação das fronteiras de capacitação e competência profissional. Para justificar a aplicação do Aço e a sua relevância como melhor opção construtiva vamos apresentar resumidamente o seu desenvolvimento conceitual do projeto. Largamente usado na construção civil, é demonstrado como pode estar presente em parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo utilizando o Aço permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva. A escolha do material mais apropriado para a fabricação da UH (Unidade Habitacional) está intimamente ligada ao Processo construtivo considerado como mais adequado. Dada às peculiaridades do projeto, não convencional, o Sistema Construtivo Modular se mostrou ser o mais eficiente em termos de produtividade.

Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Externo à Instituição - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE