Banca de QUALIFICAÇÃO: ADLER PEREIRA FONTENELLE

HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR, PROJETO, BIOMORFISMO

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O presente trabalho trata do desenvolvimento de um projeto de edifício residencial verticalizado a ser implantado no bairro de Capim Macio (Natal/RN), tendo como diretriz conceitual  uma analogia entre o mundo biológico vegetal e  a  arquitetura contemporânea. A Natureza biológica tem se revelado uma importante geratriz de infinitas fontes de inspiração à produção da Arquitetura, sendo capaz de sugerir modelos de estruturas arquitetônicas econômicas e racionais, que podem ser transpostas para a prática da construção de espaços habitáveis pelo homem. A pesquisa inicial avaliou as principais escolas de abordagem biológica da arquitetura buscando determinar a que melhor se enquadrasse no conceito do projeto Bio-inspirado a ser apresentado como produto final. Em seguida tece considerações sobre metodologias projetuais e expõe  o método aplicado na gênese criativa do projeto do edifício. Duas referências projetuais são apresentadas no intuito de demonstrar a viabilidade da integração entre edificação e Natureza. Na etapa de desenvolvimento do Anteprojeto a decisão da escolha do local foi determinada pela análise dos perfis do Cliente e do Produto, seguida pela Programação e definição do Partido arquitetônico. A configuração  volumétrica do edifício surgiu da analogia com uma árvore, estabelecendo a composição formal em três elementos básicos: .Raízes – Térreo com Lazer e serviços / .Tronco – torre de circulação de usuários e instalações prediais  / Copa – conjunto de unidades habitacionais, cada uma representando uma folha. Para fechar a proposta arquitetônica é apresentado o sistema construtivo inovador que melhor se coaduna com as características  incomuns de um projeto que se propõem a ser  diferenciado e inusitado.

Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1149631 - JOSE JEFFERSON DE SOUSA