A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em livros didáticos de língua portuguesa do 4º e 5º. anos
Responsabilidade enunciativa; polifonia; livro didático; leitura
Esta investigação tem por objetivos descrever, analisar e interpretar como se materializa a (não) assunção da responsabilidade enunciativa em livros didáticos de Língua do 4º. e 5º. Anos do Ensino Fundamental. Desenvolve-se no âmbito de um projeto do Observatório da Educação “Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português”, (CAPES/INEP- Edital 038/10-PPGED/PPgEL/PPGECNM-2011-14/CONTAR). Nosso estudo toma por objeto alguns dos textos orientados para a leitura e sua(s) atividade(s) presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 4º e do 5º ano, trabalhados nas escolas públicas do município de Natal – RN. Como base teórica, fundamentamo-nos nos postulados de Bakhtin (2003); Ducrot (1987); Adam (2011); Nølke, Fløttum e Norén (2004); Rabatel (2009; 2010); Authier-Revuz (1998; 2004); Guentchéva (1994) entre outros autores. O resultado decorrente da análise dos dados nos revela que falta aos livros didáticos de língua portuguesa, objeto de nossa análise, um trabalho que explore o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade a posicionamentos de um enunciador, através da remissão a outras vozes, constituindo, assim, uma lacuna na formação do discente.