O PAPEL DA ATIVIDADE LÚDICA COMO MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO
livro didático- atividades lúdicas- motivação- língua estrangeira
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as atividades propostas pelo livro On Stage selecionado pelo IFRN, como também verificar o interesse dos alunos por atividades lúdicas. Partimos da premissa que as atividades lúdicas podem contribuir para o aumento da motivação pelo ensino da língua inglesa (BROUGERE, 1999; WRIGHT et al, 2006; LANGRAN e PURCELL, 1994). Nossa pesquisa se caracteriza em um primeiro momento por uma análise documental e em outro por uma pesquisa-ação. Propusemos dois questionários aos participantes da pesquisa, alunos do ensino médio do IFRN- Campus Zona Norte, a fim de verificar o interesse e o grau de motivação pela aprendizagem da língua inglesa, antes e depois da realização de atividades lúdicas. A análise dos questionário mostrou que os alunos ficaram mais motivados e interessados nas aulas depois da realização de atividades lúdicas. Os dados apontam também que a maioria dos alunos foi favorável à inclusão desse tipo de atividade no livro didático selecionado pela escola.. O resultado da nossa pesquisa comprovou o uso benéfico dessas atividades, dados corroborados por outros estudos (NOGUEIRA,2007;, SILVEIRA,2007; SILVA,2003; OLIVEIRA ,2008 e 2009; VALÉRIO et al. (2012), COSTA (2008), RODRIGUES (2007), , YOLAGELDILI e ARIKAN (2011). Os dados conclusivos deste estudo, nos levam a sugerir a inclusão de atividades lúdicas nos livros didáticos, mesmo nos direcionados ao ensino médio, a fim de ajudar no aumento da motivação pela aprendizagem de língua estrangeira