GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA:
REALIDADE OU UTOPIA?
Gestão Democrática; Participação, Autonomia da Escola
O presente trabalho analisou a relação entre participação e autonomia da escola, observando a
atuação do Diretor e do Conselho Escolar e se a escola goza de autonomia pedagógica,
administrativa e financeira. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa,
realizada em 47 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, e composta por 292 sujeitos,
divididos em 3 grupos (Direção, Coordenação e Conselho Escolar). O instrumento de coleta
foi um questionário e o tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descrita e
inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado. Os resultados demonstram que o ambiente
escolar é composto em sua grande maioria por mulheres com nível de escolaridade
predominante em especialização. Mesmo todas as escolas possuindo Conselho Escolar e
Conselho Fiscal, nenhuma delas possui Associação de Pais e Mestres e apenas uma possui
Grêmio Estudantil, sendo que o processo de escolha da Direção se dá, em 83% delas, por via
eletiva. Os indicadores sugerem que a relação entre família, escola e sociedade permanece
distante, mas Diretores, Coordenadores e representantes dos Conselhos Escolares
desempenham suas funções de forma coerente. Quanto à autonomia, sua presença se dá de
forma limitada e mesmo havendo relação com a participação, o sistema educacional
permanece rígido e centralizador.