Banca de DEFESA: ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES

DISCENTE : ANTONIO FABIO DO NASCIMENTO TORRES
DATA : 07/08/2023
LOCAL: sala de seminários do departamento de Matemática

Probabilidade e Esperança Matemática em jogos de loteria: Mobilizando conhecimentos e criatividade dos estudantes

Probabilidade; loterias; esperança matemática; aprendizagem.

A presente pesquisa tem como tema a utilização de jogos de azar, em especial de loteria, como auxiliares na aprendizagem de probabilidade, tendo em vista a notória dificuldade dos estudantes do ensino básico neste conteúdo. A pesquisa teve como participantes alunos do ensino médio integrado do IFRN, campus São Paulo do Potengi, e teve como objetivo geral estimular a aprendizagem em probabilidade a partir da criação de jogos de loteria. O percurso metodológico utilizado foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa os estudantes responderam um questionário aberto contendo problemas envolvendo as loterias Dia de Sorte e + Milionária, ambas administradas pela Caixa Econômica Federal, SPP da Sorte, jogo de azar bastante popular na região do Potengi, e a Lotoemoji, criado pelos pesquisadores. A análise das respostas foi feita a partir de análise de erros na perspectiva de Cury (2009), onde se pôde constatar as dificuldades que os participantes apresentavam. Nessa primeira etapa foi possível discutir também o conceito e a interpretação da esperança matemática do lucro aplicada a jogos de aposta. A segunda etapa da pesquisa se constituiu em um momento em que os estudantes deveriam criar seus próprios jogos, com a mediação do pesquisador, tendo como requisitos as definições das variáveis preço, faixas de premiação, regras do jogo e as probabilidades de ganhar. Da análise das criações foi possível perceber que para alguns deles houve um aparente avanço na superação das dificuldades no conteúdo. Nas falas dos próprios estudantes, a criação dos jogos foi um momento prático que possibilitou a eles um melhor entendimento de probabilidade.

Interno - 1143007 - ALAN DE ARAUJO GUIMARAES
Interna - 1552847 - DEBORA BORGES FERREIRA
Externo à Instituição - OTTO AUGUSTO DE MORAIS COSTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 09:38