Banca de DEFESA: MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA
DATA: 04/02/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula 7 - DEF
TÍTULO:

Apontamentos sobre Educação Integral, Programa Mais Educação, Programa Segundo Tempo e Educação Física Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física; Educação Integral; Programa Mais Educação; Conteúdos.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Diante do atual contexto educacional do Brasil a temática da educação integral tem recebido destaque, tendo como política indutora, na atualidade, o Programa Mais Educação. Nesse sentido, a presente dissertação enfoca as vertentes de educação integral que surgiram na história do país até chegar ao Programa Mais Educação, bem como tece algumas reflexões sobre como a educação física se apresenta no âmbito das intenções de institucionalização da Educação Integral no Brasil. Assim, temos como objetivo geral discutir a configuração pedagógica do Programa Segundo Tempo (PST) no Programa Mais Educação, bem como apontar possibilidades de integração de suas ações com a Educação Física escolar. Na metodologia foi adotada o estudo de caso, tendo como o caso as escolas acompanhadas pela Equipe Colaboradora 3 do Ministério do Esporte, usando como fonte de evidência o primeiro protocolo de avaliação realizado pelas Equipes Colaboradoras de Acompanhamento Pedagógico e Administrativo do Segundo Tempo no Brasil, especificamente as avaliações realizadas pela Equipe Colaboradora 3 (EC3), vinculada ao Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a qual acompanhou os convênios do Programa Mais Educação nos municípios de Bayeux/PB, Araruna/PB, Natal/RN e Parnamirim/RN, no ano de 2012.  No caso estudado percebe-se que as atividades desenvolvidas pelo PST, nas escolas acompanhadas, têm uma organização e práticas pedagógicas que convergem umas com as outras, mas se configuram com práticas desarticuladas das aulas de Educação Física, aspecto que diverge no que seria pensar ações pedagógicas para escolas de educação integral.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARTA GENU SOARES ARAGÃO - UEPA
Notícia cadastrada em: 12/01/2015 16:15
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