Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA FONSECA VALE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA FONSECA VALE
DATA : 18/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/iiz-kfiv- hbp

TAXONOMIA INTEGRATIVA DOS CRUSTÁCEOS TROGLÓBIOS (ISOPODA, CIROLANIDAE) E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESPELEOLÓGICO DA CAATINGA

cavernas, Crustacea, Formação Jandaíra, complexo de espécies, nicho ecológico, percepção ambiental

Invertebrados sofrem riscos de extinção eminentes por pressões antrópicas, desconhecimento da sua diversidade e antipatia por grande parte da sociedade. Tratando-se da fauna subterrânea, composta por invertebrados terrestres e aquáticos únicos, o desconhecimento é ainda maior. Alguns invertebrados de água doce das cavernas do Rio Grande do Norte, no Nordeste do Brasil, são singulares por serem relictos oceânicos, dentre estes os isópodes da família Cirolanidae, composta por táxons endêmicos da Formação Jandaíra e ainda não descritos. Com pelo menos duas principais linhagens coexistentes na região ainda não descritas. Este estudo objetivou descrever através de taxonomia integrativa um gênero novo composto por quatro espécies alopátricas de cirolanídeos troglóbios, e fornecer informações para conservação desses crustáceos da Caatinga. Essa abordagem integrativa envolveu ferramentas de sistemática molecular, taxonomia tradicional e morfometria para delimitar estas espécies. Avaliamos as características físico-químicas do biótopo da localidade-tipo. Como estratégia de educação ambiental, aplicamos questionários semiestruturados para avaliar a percepção dos alunos do ensino fundamental do entorno das regiões cársticas sobre o ambiente subterrâneo e sua diversidade. As relações filogenéticas mostram que as duas linhagens da Formação Jandaíra são estreitamente relacionadas entre si do que qualquer outro gênero de cirolanídeos. Os métodos de delimitações de linhagem, distância genética interespecífica e a rede de haplótipos separam os cirolanídeos em três clados monofiléticos. Neste estudo apenas um dos grupos foi estudado, composto pelos isópodes mais alongados e com parte anterior mais larga, em forma de ‘torpedo’. É fornecida uma descrição morfológica detalhada do Gen. nov. e suas novas espécies distribuídas em quatro cavernas e uma nascente cárstica, caverna Três Lagos e nascente cárstica o olho d’água do Tetéu, caverna Crotes, Pedra Lisa e Olho d’água do Cedro. Na localidade-tipo, a caverna Três Lagos, a abundância da espécie teve correlação significativa para potencial de oxi-redução, profundidade, demanda química de oxigênio e pH. Por fim, com relação à percepção ambiental, houve diferenças de percepções entre os alunos de Baraúna e Felipe Guerra com relação às cavernas, aos seres vivos que as habitam, quais são os invertebrados e sua percepção com relação a estes. Enquanto nos professores houve diferença apenas em relação aos seres vivos que habitam as cavernas.

Externo à Instituição - JESSER FIDELIS DE SOUZA FILHO - UFPE
Externa à Instituição - DIANA GONCALVES LUNARDI - UFERSA
Presidente - 1865104 - SERGIO MAIA QUEIROZ LIMA
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 15:10