Banca de DEFESA: JOZENILDA FRANCINILMA DA COSTA

DISCENTE : JOZENILDA FRANCINILMA DA COSTA
DATA : 24/11/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vuj-bbxx-axz

PADRÕES CITOGENÉTICOS EM REPRESENTANTES DE DOIS COMPLEXOS DE ESPÉCIES DE PEIXES COM OCORRÊNCIA EM ECOSSISTEMAS SEMIÁRIDOS NEOTROPICAIS: ASTYANAX BIMACULATUS (CHARACIDAE) E GYMNOTUS CARAPO (GYMNOTIDAE)

Evolução cromossômica, especiação alopátrica, citótipos, citogenética de peixes

O acúmulo de dados citogenéticos dos peixes Neotropicais têm revelado inúmeros processos de especiação críptica, ocorridas em alopatria, com particular destaque para espécies com grande distribuição geográfica pertencentes às Ordens Characiformes e Gymnotiformes. Visando analisar possíveis diversificações crípticas em integrantes destes clados na Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, foram realizadas análises citogenéticas através de coloração com Giemsa, técnica de Ag-RONs e bandamento-C, em Astyanax bimaculatus (Characidae) e Gymnotus carapo (Gymnotidae) do rio Pium (Parnamirim, Rio Grande do Norte), que integram dois reconhecidos complexos de espécies da região Neotropical. Astyanax bimaculatus exibiu 2n=50 cromossomos (8sm+14sm+18st+10a; NF=90) e G. carapo, 2n=44 cromossomos (12m+8sm+8st+16a; NF= 72). A heterocromatina em ambas as espécies está distribuída nas regiões terminais e centroméricas dos cromossomos. Os sítios Ag-RONs são simples, localizados nos braços curtos, respectivamente, dos pares 16 (submetacêntrico) e 8 (subtelocêntrico) das espécies. Os padrões cariotípicos das populações de “A. bimaculatus” e “G. carapo” do rio Pium, divergem significativamente, quanto ao número diploide e fórmula cariotípica, das demais populações destas espécies de outras bacias hidrográficas brasileiras. Os dados citogenéticos revelam uma insuspeita diversidade críptica e amplia a extensão filogenética destes complexos de espécies para a Bacia do Atlântico Nordeste Oriental.

Externo à Instituição - LEONARDO LUIZ CALADO
Externo à Instituição - PAULO AUGUSTO DE LIMA FILHO - IFRN