PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: FRANCISCO SAVIO BERNARDO BATISTA

DISCENTE : FRANCISCO SAVIO BERNARDO BATISTA
DATA : 21/12/2024
LOCAL: Videoconferência via Gerência de Redes do CCET/UFRN

PENDULARIDADE E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NA MESORREGIÃO DO CENTRO- SUL CEARENSE, NOS ANOS DE 2000 E 2010

Movimentos pendulares; Descentralização do Ensino Superior; Mesorregião Centro-Sul Cearense

O Brasil vivenciou, na segunda metade do século XX, uma das  mais intensas e aceleradas transições urbanas do mundo. Essa mudança ocorreu rapidamente, fazendo  com que a população do país passasse de um predomínio no meio rural para uma nação urbana e  metropolitana, onde grande parcela da população passou a morar em cidades grandes.  Consequentemente os deslocamentos populacionais passaram por mudanças, a migração de longa  distância começa a diminuir dando espaço para os movimentos de curta distância. Além disso, ganha  intensidade também, os movimentos pendulares, que se configuram como deslocamentos diários de  pessoas que saem do seu município de residência para outro, com o objetivo de desempenhar alguma  atividade, comumente, para trabalho ou estudo. Associado a isso temos as mudanças ocorridas também  no âmbito das políticas públicas voltadas para a Educação no Brasil, principalmente aquelas relacionadas  à ampliação e descentralização do Ensino Superior, as quais contribuíram para o aumento das  articulações entre as cidades em função das mobilidades espaciais da população, com ênfase para os  movimentos pendulares por motivos de estudos. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo: analisar  as mudanças nos movimentos pendulares (origem e destino) dos estudantes de graduação e pós graduação das instituições de Ensino Superior da Mesorregião Centro-Sul do Ceará, em termos da  configuração dos fluxos e da caracterização sociodemográfica destes estudantes, em perspectiva  comparada, por meio dos censos de 2000 e 2010. Destaca-se a importância de estudos na Mesorregião  Centro-Sul do Estado do Ceará, tendo em vista a escassez de estudos específicos a áreas não  metropolitanas, e isso traz à tona a relevância da região para compreensão da dinâmica demográfica  cearense, nordestina e brasileira, de modo geral. A pesquisa utilizará microdados do Censo Demográfico  dos anos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, captando informações  sobre a Mesorregião Centro-Sul do estado do Ceará. Para o tratamento dos dados utilizará o SPSS  (Statistical Package for the Social Sciense) para captar as informações sobre pendularidade por motivo  de estudo para traçar o perfil sociodemográfico desses pendulares. Os resultados evidenciam que: os  movimentos pendulares realizados pelos estudantes do nível superior (Graduação e Pós- Graduação) da  Mesorregião Centro-Sul Cearense não apresentavam uma representatividade tão expressiva nessa  mesorregião no ano de 2000 e que essa realidade passa a mudar em 2010; Iguatu configura-se como  sendo o município da mesorregião Centro-Sul que mais recebe pendulares em 2010, atraindo estudantes  de 10 dos 14 municípios que compõem a área analisada. Além disso, verificou-se que a descentralização  do ensino superior apresentou efeitos impactantes na pendularidade da mesorregião Centro-Sul, uma  vez que contribuiu para o aumento dos fluxos pendulares dos estudantes que compõem a região  estudada.

Externo à Instituição - FRANCISCO DO O DE LIMA JÚNIOR - URCA
Interno - 1880578 - RICARDO OJIMA