PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de DEFESA: WENDELLA SARA COSTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDELLA SARA COSTA DA SILVA
DATA : 20/11/2023
LOCAL: Videoconferência via Gerência de Redes do CCET/UFRN

POR QUE ESCOLHI TER MENOS FILHOS? PROCESSOS DE DIFUSÃO DA FECUNDIDADE NO RIO  GRANDE DO NORTE, 1980 A 2010.

Difusão da fecundidade; Taxa de Fecundidade Total; Televisão; Telenovelas.

O fenômeno global da queda da fecundidade encontra respaldo nas mais diversas explicações, como as  questões relacionadas aos argumentos economicistas acerca dos trade-off, sobre os custos-benefícios de se  ter filhos, a racionalidade surgida a partir dessa lógica, às questões de industrialização, urbanização,  empoderamento feminino via aumento da escolaridade e inserção no mercado de trabalho, acesso a meios  contraceptivos, dentre outras justificativas. Porém, existe um conjunto de explicações consideradas  alternativas e dentro desse conjunto de explicações se situam as teorias da difusão. Nesse trabalho de tese,  a difusão é considerada o guarda-chuva que abrange todas as demais explicações já tecidas para entender a  queda da fecundidade, pois se entende que os processos de mudanças estruturais e socioeconômicas pelos  quais passam as sociedades promovem novas regras dentro do contrato social, que são apreendidas e  internalizadas através de divulgação via mídias de massas e interação entre pessoas. Diante disso, o objetivo  geral é analisar o efeito da difusão (via televisão, rádio, telefone, energia elétrica) na transição da  fecundidade nos municípios do Rio Grande do Norte, de 1980 a 2010. A metodologia utilizada consiste em  uma classe de modelos implementados pelo pacote R CARBayesST, que é usado para modelar dados espaço temporais de um conjunto de unidades de área não sobrepostas que são observadas em vários períodos. Os  dados usados no modelo são os dos Censos Demográficos de 1980, 1991, 2000 e 2010. Mais especificamente,  trata-se do ST.CARanova, e demonstra um padrão espaço-temporal de uma resposta média com uma  decomposição de estilo ANOVA dentro de um modelo bayesiano. Como principal resultado encontrado tem se a significância do aparelho de televisão na queda das taxas de fecundidade totais nos municípios do Rio  Grande do Norte. O resultado encontrado fomentou uma discussão a respeito do relevante papel das  telenovelas brasileiras no processo da queda da fecundidade.

Externa à Instituição - ADRIANA DE MIRANDA RIBEIRO - UFMG
Externo ao Programa - 1781198 - FIDEL ERNESTO CASTRO MORALES - nullPresidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interna - ***.649.538-** - SILVANA NUNES DE QUEIROZ - URCA
Externo à Instituição - WEBER SOARES - UFMG