PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Teléfono/Ramal: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO MATHEUS DE MOURA ZUZA

DISCENTE : RODRIGO MATHEUS DE MOURA ZUZA
DATA : 02/10/2023
LOCAL: Videoconferência via Gerência de Redes do CCET/UFRN

FUGA DE CÉREBROS: A INTERIORIZAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR PROVOCOU PERDA DE PESSOAS QUALIFICADAS NO RIO GRANDE DO NORTE?

fuga de cérebros; expansão/interiorização da educação; Rio Grande do Norte; migração

Este estudo concentra-se na análise dos migrantes com ensino superior no Rio Grande do Norte (RN), um estado do Nordeste brasileiro que passou por um notável processo de expansão e interiorização da educação superior públicas nas últimas décadas. A fuga de cérebros, ou brain drain, é um fenômeno complexo que ocorre quando indivíduos qualificados migram em busca de melhores oportunidades. No caso do RN, a interiorização da educação superior e a criação de campi universitários em cidades do interior desempenharam um papel importante na mobilidade da população e no desenvolvimento regional. A pesquisa utiliza dados dos Censos Demográficos de 1980 a 2010 do IBGE para investigar se há impactos dessa interiorização na migração de pessoas com ensino superior ou sua permanência no estado. O estudo se concentra no período de 1980 a 2010, permitindo a identificação de tendências e padrões ao longo dessas quatro décadas censitárias. Os resultados deste estudo têm relevância não apenas para o RN, mas também para outras regiões que buscam entender como a expansão da educação superior pode afetar a mobilidade da população qualificada.

Externo à Instituição - MONICA APARECIDA TOMÉ PEREIRA - UNIVASF
Presidente - 1880578 - RICARDO OJIMA