Banca de QUALIFICAÇÃO: EUCÁSTILA JORDÂNIA DE SOUZA DIAS ANJOS

DISCENTE: EUCÁSTILA JORDÂNIA DE SOUZA DIAS ANJOS
DATA: 07/12/2015
LOCAL: Auditório I do Labplan

O COLEGIADO TERRITORIAL DO MATO GRANDE EM MOVIMENTO: a dinâmica das redes sociais na implementação das políticas de desenvolvimento territorial

Desenvolvimento Territorial, Redes Sociais, Políticas Públicas

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

O trabalho apresentado tem como objetivo caracterizar a conformação das relações nas redes sociais dos indivíduos e instituições atuantes no Território da Cidadania Mato Grande, a partir do espaço institucionalizado de participação - Colegiado Territorial. Criado em 2009, enquanto instância de gestão e controle social das ações públicas, com o recorte dos Territórios da Cidadania, constituindo-se de uma nova estratégia de intervenção baseada na abordagem territorial do desenvolvimento que buscar contemplar as exigências analíticas, que a complexidade de fatores e variáveis de uma realidade como a que será estudada apresenta. Utilizaremos a abordagem relacional, mobilizando os conceitos de habitus e campos de Pierre Bourdieu, e como instrumental metodológico a Análise de Redes Sociais. Essa perspectiva permite entender a relação entre os atores sociais considerados chaves nos processos de deliberação e execução das ações priorizadas para os territórios da cidadania pelo Estado. Como considerações preliminares, a luz de observações realizadas nas plenárias mensais e em outros espaços de representação, vislumbramos como problemáticas o fato de a “prioridade vir a varejo” no território do Mato Grande, ou seja, os recursos gastos não se ajustam as reais necessidades e potencialidades dos agricultores familiares, não sendo elencadas nem pensadas de forma estratégica. Portanto não se vislumbra um cenário a médio e longo prazo desejável, o que exigiria a extrapolação dessa rede na sua capacidade de dialogo com outras redes presentes em outras instâncias governamentais, com o setor privado e órgãos públicos de gestão de forma intersetorial.

Externo ao Programa - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Presidente - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Notícia cadastrada em: 24/11/2015 08:47