Banca de DEFESA: GABRIELA TARGINO

DISCENTE: GABRIELA TARGINO
DATA: 11/02/2015
LOCAL: AUDITÓRIO 1 LABPLAN CCHLA

A RELEVÂNCIA DOS EVENTOS CULTURAIS PARA A ECONOMIA CRIATIVA – ESTUDO DE CASO NA PRAIA DA PIPA, TIBAU DO SUL/RN

Cidade. Economia Criativa. Evento cultural. Praia de Pipa/RN. Tematização. Setor Criativo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

A indústria criativa tem impulsionado e fortalecido o crescimento de diversos setores econômicos no Brasil e no mundo, estimulando dessa forma a economia local de lugares com cenários atrativos e inovadores para o mercado de consumo. A presente dissertação tem como foco estudar a relevância dos eventos culturais para a economia criativa, bem como estes podem contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico na Praia da Pipa, localizada no Rio Grande do Norte (Brasil). Os eventos culturais promovem ambientes tematizados e criativos que funcionam como mecanismo de atração para o aumento do consumo cultural, gastronômico e de lazer social. Na Praia de Pipa têm-se realizado eventos culturais e temáticos como o Festival Literário da Pipa, Fest Bossa & Jazz da Pipa, Festival Literário Alternativo da Pipa e o Festival Gastronômico da Pipa, os quais conseguem atrair público local, estadual, nacional, bem como, internacional. A pesquisa realizada caracteriza-se como estudo de caso quanto aos procedimentos empíricos e de metodologia mista quanto à abordagem do problema. A pesquisa de campo caracteriza-se pela abordagem etnográfica, com recurso às técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Como resultados da pesquisa podemos salientar, que a Praia da Pipa promove eventos culturais que movimentam a dinâmica econômica, social e cultural, inserindo novos hábitos culturais neste espaço urbano, e em alguns casos, resgatando a própria história do lugar. Em cada evento, as forças econômicas e políticas se conectam para promover a infraestrutura destes eventos, subsidiando a oferta de serviços e produtos, a partir dos setores criativos e culturais. A tematização dos eventos estudados mergulha o público em histórias que podem ter (ou não) conexão com a história local. Assim sendo, percebe-se que o presente trabalho traz à luz um lugar que se apresenta como protagonista no estado do Rio Grande do Norte em termos de renovação e mudança econômica, social e cultural em sua infraestrutura e na sua potencialidade de atração turística, a partir dos setores criativos e culturais.

Presidente - 2006088 - FERNANDO MANUEL ROCHA DA CRUZ
Externo à Instituição - JOSÉ CLERTON DE OLIVEIRA MARTINS - UNIFOR