Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO VIDAL DE SOUZA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO VIDAL DE SOUZA NETO
DATA: 19/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório 1 LABPLAN CCHLA
TÍTULO:

Urbanização do rural ou ruralização do urbano: o sentido do trabalho pluriativo para os agricultores familiares de Gramorezinho em Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Pluriatividade. Agricultura familiar. Agricultura urbana e periurbana.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

O tema do presente estudo é o trabalho na agricultura e ligado a este a pluriatividade, mais especificamente na agricultura familiar. Este fenômeno da pluriatividade consiste na combinação do uso da força de trabalho nas atividades agrícolas e não-agrícolas e que definem a pluriatividade em Gramorezinho. Esta pesquisa pretende analisar o conjunto de atividades para entender quais os fatores que determinam como a pluriatividade se constitui numa estratégia de sobrevivência das famílias em Gramorezinho. Para isso, a pesquisa terá como público-alvo os agricultores familiares de Gramorezinho que praticam o cultivo e produção de hortaliças. A comunidade de Gramorezinho é formada pelo conjunto de pessoas provenientes do êxodo rural que se instalou há mais de 40 anos na zona norte de Natal, a uma distância de 30 quilômetros do centro. A agricultura praticada neste espaço se caracteriza enquanto agricultura urbana e periurbana por se tratar de uma atividade rural em meio urbano. Isto se deve ao processo de crescimento e aproximação da cidade e pela localização próxima do rio Doce e de lagoas, além de contar com uma riqueza local de dunas. Dada à importância desta atividade está inserida numa zona de proteção ambiental e numa área especial de interesse social definidas na Lei Orgânica do Município, foi implementado o projeto Amigo Verde que tinha como objetivo a conversão do cultivo e produção das atividades agrícolas de forma convencional para produção orgânica, em função do uso desordenado de produtos agrotóxicos “veneno”, causando danos diretos à saúde dos agricultores, dos consumidores e consequentemente ao meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENES DANTAS VIEIRA - UNIVASF
Presidente - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Externo ao Programa - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 16/12/2014 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao