Banca de QUALIFICAÇÃO: HALINE COSTA DOS SANTOS

DATA: 05/12/2014
LOCAL: AUDITÓRIO I - LABPLAN

O agrominerador familiar em Parelhas/Seridó do Rio Grande do Norte

Habitus e Campo Relacional; instituições; agrominerador familiar, políticas públicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional

O objetivo deste trabalho é pesquisar a combinação entre a ocupação agrícola com a extração mineral de um grupo que decidimos chamar de “agromineradores”, localizados no município de Parelhas, Seridó do RN. As condições climáticas desfavoráveis à agricultura familiar, associada à dificuldade legal de aposentadoria para trabalhadores que atuam exclusivamente na mineração, são indicações fornecidas por trabalhos já realizados nessa temática e que norteiam sobre tal junção de atividades. Contudo, para além desses aspectos, a pesquisa enseja uma análise e verificação aprofundada de outros fatores que vinculam essas famílias a tal associação laboral. As teorias de habitus e de campo de Pierre Bourdieu, assim como o conceito de instituições de Geoffey Hodgson são fundantes neste trabalho para explicar a inserção desses agricultores part time em um ambiente institucional moldado por estruturas sociais que influenciam nas escolhas e comportamentos individuais e coletivos e que assinalam para a relevância das estruturas de poder cristalizadas dentro e fora da família e para o papel das políticas públicas direcionadas aos agricultores familiares e garimpeiros.

Presidente - 1121285 - FERNANDO BASTOS COSTA
Interno - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Externo à Instituição - DENES DANTAS VIEIRA - UNIVASF
Notícia cadastrada em: 01/12/2014 08:37