Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS GABRIEL DA SILVA SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINÍCIUS GABRIEL DA SILVA SANTANA
DATA : 07/02/2024
LOCAL: Sala de atividades didáticas do Parque das Ciências/Museu Câmara Cascudo

A divulgação científica sobre impactos à fauna marinha em comunidades litorâneas do Rio Grande do Norte

Conservação; Cultura Oceânica; Epistemologia; Espaço Não-Formal de Educação; Futuro Sustentável.

A fauna marinha vem sendo ameaçada em função de diversos impactos de origem antrópica. Objetivamos investigar a comunicação, realizada por instituições educativas, a população de comunidades litorâneas do município de Areia Branca/RN valendo-se de exposições científicas sobre essa problemática. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, os membros do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN) apontaram suas formações e experiências profissionais, além das ações educativas realizadas e sua abrangência geográfica e demográfica. A análise dos dados se seu pela Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado. Relatamos as experiências do Projeto Parceiros do Mar, realizando levantamento bibliográfico e documental, e analisamos a incorporação de aspectos da Ciência da Sustentabilidade. Também coletamos dados de professores da rede pública do ensino básico. Eles tiveram acesso à exposição científica do Projeto Parceiros do Mar que apresenta três sessões: caracterização da fauna, exposição fotográfica e livro pop-up. Um questionário, abordando sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foi aplicado, analisando tanto a identificação dos participantes quanto a percepção dos ODS relacionados à exposição. A análise incluiu estatísticas descritivas para dados fechados e a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado para dados abertos. Como resultados, 17 membros do PCCB-UERN, envolvidos de 2018 a 2021, são biólogos e médicos veterinários, desempenhando funções diversas. As experiências profissionais são variadas, destacando-se ações de limpezas de praia e exposições, e indicam oportunidade de formação continuada. As atividades abrangem diferentes níveis educacionais, utilizando abordagens pedagógicas, estratégias e recursos diversos para abordar conservação marinha. A análise revela desafios na execução, como atração e interatividade do público, e aponta que há oportunidades de explorar mais opções de abordagens. Já as ações do Projeto Parceiros do Mar promovem a participação do público, contextualização das problemáticas e interdisciplinaridade, com ênfase nos ODS. 29 professores da rede municipal, que responderam ao questionário, tiveram percepções variadas nas três sessões da exposição, revelando a necessidade de aprimoramento em temas específicos, como Igualdade de Gênero. A exposição enriqueceu o conhecimento, promoveu reflexões socioambientais e estimulou práticas educacionais, evidenciando a importância de recursos didáticos palpáveis. Os professores reconheceram a contribuição da exposição para a compreensão holística da sustentabilidade, indicando áreas de aprimoramento, como acesso a materiais informativos complementares. Concluímos que o estudo destaca a importância do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) na conscientização sobre impactos antrópicos na fauna marinha. A pesquisa ressalta o papel transformador das exposições científicas do Projeto Parceiros do Mar na Educação para a Sustentabilidade, enfatizando a abordagem inovadora e integrativa e reconhecida por professores pela relevância de seus recursos para promover uma sociedade consciente da conservação marinha.

Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Interno - ***.543.674-** - FLAVIO JOSE DE LIMA SILVA - UERN
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO - UFRNExterna à Instituição - ERIKA CRUZ ROCHA - IFRN
Externa à Instituição - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES - UFS