Banca de DEFESA: CARMEM SARA PINHEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARMEM SARA PINHEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Web conferência pelo googlemeet

EUTROFIZAÇÃO EM CORPOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO NO RIO GRANDE DO NORTE: perspectivas da educação para a sustentabilidade

Cianobactérias; Ensino de Ciências; Recursos hídricos; Sustentabilidade; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Em meio ao crescimento populacional exponencial a gestão hídrica tem sido amplamente afetada. Desse modo, a quantidade e qualidade das águas interiores presente na natureza tem sofrido mudanças significativas em função da pressão antrópica no entorno desses mananciais. A partir disto, justifica-se a necessidade de sensibilizar diferentes sujeitos, mediado aqui por discussões com ênfase nos mananciais hídricos (no tocante ao consumo da água) e na conexão com o educar para a sustentabilidade (como sendo uma prática integrativa capaz de transformar o saber ambiental). Neste sentido, o objetivo geral da tese foi verificar a qualidade da água em corpos hídricos no semiárido tropical do Estado do Rio Grande do Norte, correlacionando com as necessidades emergentes da problemática sociedade-ambiente favorecendo a construção do conhecimento sobre as águas por meio da educação para a sustentabilidade, ao mesmo tempo que se buscou o entendimento dos docentes acerca do objetivo do desenvolvimento sustentável 6 (água potável e saneamento) e sua articulação com a sustentabilidade, visando uma reflexão crítica sobre a cidadania ambiental nas práticas do ensino de ciências. No percurso metodológico foram adotadas as abordagens quali-quantitativas, análise conceitual e reflexiva, além de estudo exploratório e descritivo. O primeiro capítulo, teve como principal objetivo avaliar a densidade de cianobactérias e os índices que inferem qualidade à água na Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, assim como identificar os fatores de maior influência sobre a ocorrência da floração desses organismos aquáticos. A densidade de cianobactérias (DC) potencialmente tóxicas se apresentou elevada, ultrapassando a Resolução CONAMA 357/2005 que preconiza um valor máximo de 50.000 cél./mL, bem como a Portaria do Ministério da Saúde 2914/2011 que sinaliza 20.000 cél./mL como valor limite. O capítulo 2, objetivou apresentar discussões acerca do papel da Educação para a Sustentabilidade (ES) como instrumento no desenvolvimento e na construção do conhecimento da sociedade, mediante uma gestão democrática no uso e gerenciamento das águas. A Educação para a Sustentabilidade é uma importante ferramenta que vai além dos modelos educacionais tradicionais empregados, auxiliando no processo de formação do sujeito e no tocante à compreensão das necessidades humanas frente à problemática de utilização sustentável dos recursos hídricos. Desse modo, valores morais e éticos articulados a ações educativas na perspectiva da Sustentabilidade, de maneira contínua, para diversos grupos da sociedade, são primordiais para garantir a manutenção sustentável do meio ambiente. O capítulo terceiro, teve como objetivo investigar a visão dos docentes do ensino de ciências em escolas do Rio Grande do Norte acerca da sustentabilidade, água potável e saneamento. Ao serem questionados sobre a facilidade de trabalhar com a temática água, importante tema dos ODS, alguns professores sinalizaram dificuldades, esses dados se correlacionam com parte do público-alvo da pesquisa afirmar que não compreendem os ODS de maneira satisfatória, no tocante ao educar para a sustentabilidade as respostas dos participantes apresentou discordância, demonstrando que há uma maior necessidade em inserir métodos eficazes de pensamentos sustentáveis para que os mesmos possam ser disseminados de maneira didática. Conclusivamente, esta pesquisa aponta que é de extrema importância investir na educação para a sustentabilidade, uma vez que a mesma prioriza a integração de todos os saberes sob uma perspectiva interdisciplinar, articulando as necessidades sociais, atendendo à complexidade da sustentabilidade ambiental e das questões que permeiam a temática da água.

Externa à Instituição - SIMONE CECILIA PAOLI RUIZ
Externa à Instituição - ALINE DE SOUZA AMORIM