Banca de DEFESA: CRISTIANE NIKELY SILVA PALMEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE NIKELY SILVA PALMEIRA
DATA : 13/09/2023
LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB/UFRN

ANFÍBIOS COMO BIOINDICADORES DE EXPOSIÇÃO À FARMACOS EMERGENTES: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Anfíbios anuros; Contaminantes emergentes; Carbamazepina; Percepção ambiental; Toxicidade

A poluição ambiental oriunda do uso de substâncias químicas é considerada uma ameaça direta à biodiversidade. O lançamento de diferentes tipos de poluentes orgânicos e inorgânicos através das águas residuais, incluindo os produtos farmacêuticos, estão resultando em diversos impactos ambientais e alguns medicamentos já são considerados tóxicos para os animais aquáticos. Com isso, esse trabalho teve como objetivos: (i) verificar a literatura em busca de informações sobre os impactos dos compostos farmacêuticos no desenvolvimento e sobrevivência dos anfíbios, por meio da análise de artigos que avaliaram os efeitos letais e subletais causados por esses xenobióticos; (ii) investigar e avaliar os efeitos do medicamento carbamazepina (CBZ) utilizando girinos de anuro da espécie Physalaemus cuvieri (Leptodactylidae), como fonte de biomarcadores possibilitando avanços no conhecimento das ações de produtos farmacêuticos em organismos não alvo e seus impactos negativos para o ecossistema; (iii) Coletar e avaliar informações sobre as percepções de risco dos estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para os objetivos, as metodologias foram adotadas: (i) uma revisão bibliográfica foi realizada através de consultas a bases de dados; (ii) girinos de P. cuvieri foram expostos a CBZ por via hídrica durante quatro e dez dias. Após o período de exposição, os parâmetros foram observados para avaliação dos biomarcadores, tais como mortalidade, morfologia, genotoxicidade, alimentação e comportamento nesses girinos; e (iii) foi encaminhado um questionário online através do sistema de informática da UFRN para os e-mails dos alunos do curso de Ciências biológicas, campus Natal/RN. Os resultados demostraram que (i) diferentes espécies de anfíbios foram utilizadas e expostas a algumas categorias de produtos farmacêuticos, em que essas substâncias induziram alterações patológicas a nível celular, na fisiologia, morfologia e em diversos tipos de comportamento, tais como: alimentares e reprodutivos, nesses animais. Algumas substâncias demostram ser letais e outras resultaram em mudanças biológicas negativas, porém limitadas. Em (ii), os girinos de P. cuvieri representam uma ferramenta sensível para estudos ecotoxicológicos. Em que, CBZ foi capaz de promover efeitos tóxicos para o desenvolvimento e comportamento nos girinos em concentrações ambientalmente relevantes. Quanto aos alunos de ciências biológicas UFRN (iii), os entrevistados possuem um alto conhecimento sobre questões relacionadas aos problemas enfrentados pelo meio ambiente em relação ao descarte incorreto dos medicamentos e suas consequências a natureza. No geral, os fármacos representam risco ambiental para os animais aquáticos, especialmente aos anfíbios. Os testes com CBZ demonstraram que em concentrações ambientalmente relevantes, o medicamento causou mortalidade, diminuição da atividade alimentar e alteração comportamental em P. cuvieri. E os alunos de ciências biológicas da UFRN apresentaram uma boa percepção sobre os impactos causados pelos medicamentos e os riscos ambientais. Finalmente, os problemas ambientais causados pelos medicamentos resultam do planejamento urbano inadequado, saneamento deficiente, infraestrutura degradante e poluição, representando desafios significativos para saúde única.

Externa ao Programa - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI - UFRNInterna - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA - UFPB
Externo à Instituição - MIGUEL FERNANDES KOLODIUK - IFRN
Presidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL