Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE NIKELY SILVA PALMEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE NIKELY SILVA PALMEIRA
DATA : 22/09/2022
LOCAL: Google Meet https://meet.google.com/bdk-suvz-jnz

AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESCARTE DE FÁRMACOS EMERGENTES NOS CORPOS D’ÁGUA

Contaminantes emergentes; anfíbios; percepção ambiental; carbamazepina; mutagenicidade

As intervenções humanas nas últimas décadas causaram uma grande destruição dos habitats naturais ao redor do planeta, resultando em alterações profundas nos ecossistemas, através da contaminação por metais pesados e agentes tóxicos. Neste contexto, a poluição aquática decorrente de medicamentos pode ser uma das principais ameaças relacionada com o declínio de várias espécies de animais aquáticos, inclusive ao grupo dos anfíbios. Desta forma, estudos ecotoxicológicos são essenciais para detectar e estabelecer limites permissíveis de poluentes presentes nas águas, permitindo medidas preventivas e corretivas para a proteção da fauna e da flora. Além disso, as atitudes e comportamentos das pessoas ao longo do tempo agravou significativamente a poluição dos recursos hídricos. A falta de conscientização e conhecimento, sobre questões de gerenciamento de resíduos industriais e domésticos pela população, entre eles os farmacêuticos, bem como os efeitos provocados por eles na saúde humana e meio ambiente pode resultar no agravamento do problema. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivos: (a) realizar uma revisão da literatura sobre os impactos dos fármacos no desenvolvimento e sobrevivência dos anfíbios; (b) investigar os efeitos toxicológicos do fármaco Carbamazepina (CBZ) utilizando girinos de anuro da espécie Physalaemus cuvieri (Leptodactylidae), como organismo bioindicador de alterações ambientais; (c) analisar o conhecimento quanto aos riscos e as atitudes ambientais dos alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como metodologia, foram realizados: (a) um levantamento cienciométrico sobre o status de conhecimento sobre os impactos dos fármacos no desenvolvimento e sobrevivência dos anfíbios, por meio da análise de artigos; (b) ensaios com girinos de Physalaemus cuvieri para avaliação da mutagenicidade; (c) um estudo de percepção de risco ambiental para compreender como os alunos percebem suas ações ao meio ambiente. Na revisão, foram discutidos os efeitos letais e subletais causados por compostos farmacêuticos nos anfíbios, e a ocorrência e permanência dessas substâncias no meio ambiente. Os resultados dos ensaios estão sendo analisados e estudados. Já sobre a percepção de risco ambiental dos alunos, a maioria é consciente sobre as ações não serem corretas e que ocasionam problemas ambientais, porém continuam a realizar o descarte incorretamente. As justificativas e posicionamentos dos discentes, demostraram que eles têm a consciência do risco, mas não relaciona o homem exposto a esses perigos. Esforços contínuos ou programas de educação ambiental devem ser reforçados entre os alunos e a população. A criação de diretrizes para o descarte seguro de medicamentos é de alta prioridade. Há grandes desafios no esforço de conservação ambiental. É de suma importância que desenvolvamos uma compreensão de como os fatores associados à urbanização norteiam as mudanças nos sistemas biológicos, bem como criarmos maneiras de monitorar esses efeitos em ambientes urbanos em todo o mundo.

Externa ao Programa - 1644341 - ANA CAROLINA LUCHIARI - nullInterna - 1279472 - ELIANE MARINHO SORIANO
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA BASÍLIO CRISPIM DA SILVA - UFPB
Presidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 14:25