EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
desenvolvimento sustentável; educação à distância; formação inicial professores de ciências e biologia; questões ambientais; sustentabilidade
No contexto de crise socioambiental que vivenciamos, a educação para o desenvolvimento sustentável pode ser considerada uma proposta importante para a implementação das transformações necessárias que garantam a melhoria da situação atual. Neste aspecto, a introdução da temática do desenvolvimento sustentável nos currículos formais, como instrumento que estimule os indivíduos à reflexão e à ação acerca dos desafios impostos pela crise ambiental, não tem se mostrado uma tarefa simples. Isso se torna particularmente verdadeiro quando se pensa nas estruturas dos currículos tradicionais dos cursos superiores de maneira geral. Atualmente considera-se que as sementes da pesquisa em Educação para Desenvolvimento Sustentável têm sido implantadas, mas que o suporte para tais pesquisas, especialmente no ensino superior, parece ainda bastante limitado. Neste sentido a presente pesquisa pretende compreender como a oferta do curso contribui para a formação de futuros docentes na área de Ciências Biológicas sensíveis às questões ambientais locais e aos preceitos do desenvolvimento sustentável, que possam contribuir para a formação cidadã de seus futuros educandos, acompanhando e avaliando a implantação da temática do desenvolvimento sustentável no curso de Ciências Biológicas à Distância. Espera-se que com os dados obtidos seja possível contribuir com realização de adequações para que a temática do desenvolvimento sustentável seja cada vez mais transversal durante a formação inicial de professores de ciências e biologia.