Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA GABRIELY BARROSO DE SA

DISCENTE : ANNA GABRIELY BARROSO DE SA
DATA : 16/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/jfw-nkyj-awi

Ativação dos gânglios da base durante a comunicação vocal em um primata não humano

sagui, áreas subcorticais, vocalização, aprendizado vocal

A fala flexível é um dos aspectos centrais da comunicação humana. Apesar de serem considerados exclusivamente humanos entre os primatas, evidências recentes mostram que alguns primatas não humanos também apresentam plasticidade vocal. Os saguis ( Callithrix jacchus ), um macaco do Novo Mundo, exibem vocalizações excepcionalmente flexíveis. Dadas as homologias entre os cérebros humanos e dos saguis, a investigação dos correlatos neurais da flexibilidade vocal nos saguis leva a uma compreensão mais profunda da origem da flexibilidade vocal nos humanos. Grande parte da literatura sobre a base neural da vocalização dos primatas concentra-se nas áreas corticais, deixando lacunas fundamentais no nosso conhecimento sobre o papel das regiões subcorticais. Os gânglios da base estão relacionados à escolha/iniciação de ações, controle motor fino e aprendizagem de sequências motoras; portanto, é provável que seja relevante para a flexibilidade vocal. Aqui, utilizando dados histológicos previamente coletados, testamos a hipótese de que os gânglios da base em saguis são ativados durante a comunicação vocal. Usamos a expressão do gene imediato egr-1 para mapear a ativação neural nos gânglios da base em três grupos de saguis (n = 2 por grupo). O primeiro grupo não vocalizou durante o teste (C), o segundo grupo ouviu vocalizações de reprodução, mas não vocalizou (H/O), e o terceiro grupo ouviu chamadas de reprodução e vocalizou (H/V). Utilizando métodos estereológicos, quantificamos o número de células que expressam erg-1 no núcleo caudado (Cd) e no putâmen (Pu). Utilizamos a regressão de Poisson, onde o número de células por área de contagem foi a variável dependente, e o grupo, a identidade do animal, o hemisfério cerebral e o corte histológico foram incluídos como preditores. Observamos diferenças significativas entre os grupos para Cd e Pu (p < 0,001 para ambas as áreas). Utilizando uma análise post hoc, observamos um aumento na expressão de egr-1 em ambas as áreas na condição H/O (Cd: μ ± ep, 193,33 ± 13,87 células/mm 2 ; Pu: 167,5 ± 14,67 células/mm 2 ) em comparação com a condição C (Cd: 110,52 ± 11,33 células/mm 2 ; Pu: 77,5 ± 9,35 células/mm 2 ; p < 0,001, regressão de Poisson com valor de p corrigido por Bonferroni). Observamos um aumento adicional significativo na expressão de egr-1 nas mesmas áreas na condição H/V (Cd: 502,10 ± 24,55 células/mm 2 ; Pu: 715,55 ± 34,85 células/mm 2 ) em comparação com a condição H/O ( p < 0,001, regressão de Poisson com p-valor corrigido por Bonferroni). Para controlar a possibilidade de que as alterações observadas não fossem específicas, mas sim generalizadas no cérebro, também comparamos o número de células que expressam erg-1 nas áreas sensoriais primárias (A3) e motoras (A4). Não observamos diferença estatisticamente significativa entre as três condições utilizando a regressão de Poisson como antes (p > 0,05). Também quantificamos a quantidade de locomoção durante a hora anterior ao desfecho experimental para verificar se a diferença no movimento poderia explicar a diferença observada entre os grupos. Não observamos correlação entre a quantidade de locomoção em cada grupo e a diferença na expressão do erg-1. Nossos resultados indicam que os gânglios da base são ativados durante a escuta e a produção de vocalização independente de outras áreas cerebrais e movimentos corporais, apoiando nossa hipótese. A relevância dos gânglios da base na aprendizagem vocal dos pássaros canoros, juntamente com o nosso resultado atual em saguis, apoia a ideia de que a compreensão dos gânglios da base pode ser relevante para a compreensão da evolução da aprendizagem vocal.

Presidente - 3086031 - DANIEL YASUMASA TAKAHASHI
Interna - 1871878 - KERSTIN ERIKA SCHMIDT