Banca de QUALIFICAÇÃO: JULLY ANNE LEMOS BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLY ANNE LEMOS BATISTA
DATA: 02/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 01 do Prédio das Pós-Graduações
TÍTULO:

OCORRÊNCIA DE Toxoplasma gondii EM MATRIZES DA RAÇA MORADA NOVA E SUAS CRIAS EXPLORADAS EM REGIME DE MANEJO SEMI-INTENSIVO, NA ZONA SEMIÁRIDA, DA MICRORREGIÃO DE ANGICOS, RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Nordeste; Semiárido; Ovino; Protozoário; Abortamento.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

A exploração de pequenos ruminantes domésticos, por muito tempo, tem sido considerada uma atividade de grande importância econômico-social, realizada em todos os continentes, especialmente nos países que possuem regiões de clima árido e semiárido. O uso de práticas adequadas de manejo dos animais se constitui um verdadeiro desafio para os criadores em todo o mundo. Para fundamentar as práticas de manejo e a promoção da saúde dos animais, fazem-se necessários conhecimentos epidemiológicos sobre as espécies de parasitos de importância patogênica presentes nas diferentes regiões, o que significa poder estimar o risco de ocorrência de doenças determinadas por esses agentes etiológicos e que interfiram no estado geral dos animais, e por consequência no desempenho produtivo dos rebanhos. Em algumas áreas do semiárido brasileiro tem sido demonstrado que as infecções por Toxoplasma gondii determinam perdas econômicas devido ao fato de ambos os parasitos estarem implicados na determinação de abortamento e natimortos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a ocorrência de T. gondii em matrizes da raça Morada Nova e suas crias exploradas em regime de manejo semi-intensivo, na zona semiárida da microrregião de Angicos, RN. Através da colheita de sangue dessas matrizes, mensalmente, desde o início da estação de monta até o desmame das crias. As crias foram amostradas desde o 1° mês de nascimento até o 4° mês de vida. E a partir do soro foi feita a pesquisa de anticorpos anti-Toxoplasma. Os soros foram testados através do teste imunoenzimático (ELISA) para a detecção de anticorpos IgG específicos anti- T. gondii. Estimando assim um maior conhecimento sobre a epidemiologia dessas espécies na região.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 057.116.734-91 - AURINO ALVES SIMPLICIO - UFRN
Externo ao Programa - 1306682 - LUIS HENRIQUE FERNANDES BORBA
Externo ao Programa - 6349507 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA
Externo ao Programa - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Notícia cadastrada em: 19/02/2015 10:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao