Banca de DEFESA: LARISSA MAGNA SOUZA SEABRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA MAGNA SOUZA SEABRA
DATA: 06/06/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Vídeo-Conferência do Ponto de Partida – POP, no Centro de Convivência da UFRN
TÍTULO:

Identificação depolimorfismos em genes candidatos associados à resistência a nematoides gastrintestinais em caprinos por sequenciamento de nova geração (NGS)


PALAVRAS-CHAVES:

Biotecnologia, endoparasitoses gastrintestinais, seleção genética, NGS


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais
RESUMO:

Um dos maiores entraves na produção de caprinos é a endoparasitose gastrintestinal, ocasionada principalmente por nematoides dos gêneros Haemonchus e Trichostrongylus. O método de controle mais utilizado é a administração de anti-helmínticos, porém vem ocasionando resistência dos parasitos, além de deixar resíduos no produto final. Recentemente, alternativas de controle vêm sendo estudadas, e dentre elas, as novas tecnologias na área da genômica animal, que podem auxiliar na seleção de animais mais resistentes as endoparasitoses. O presente trabalho teve como objetivo identificar polimorfismos de genes candidatos associados à resistência a nematoides gastrintestinais em caprinos mestiços. Para isso, foram selecionados 59 caprinos F2 (Anglo-Nubiano x ½ Saanen) com diferentes graus de resistências às endoparasitoses gastrintestinais mediante utilização de marcadores fenotípicos.  Esses animais foram monitorados por um período de 93 dias, sendo coletados sangue e fezes a cada 7 dias. O sangue coletado durante o período da caracterização fenotípica foi utilizado nesse estudo para extração de DNA. O DNA extraído foi submetido à leitura em espectrofotômetro para mensuração da sua concentração e avaliação do grau de pureza, e eletroforese em gel de agarose para verificar a sua integridade. Foram escolhidos cinco genes para serem investigados os polimorfismos desta população de caprinos F2: IL-2, IL-5, IL-8, IL-12 e IFN-ᵧ, que foram amplificados através de PCR, confeccionadas as bibliotecas de DNA genômico e sequenciadas em sequenciador MiSeq Illumina®. Os dados gerados foram submetidos à análises de bioinformática e os SNP´s (single nucleotide polimorphisms) identificados pelo software CLC Bionfomatics. Foram encontrados 17 SNP´s no gene IL-2, 8 SNP´s no IL-5, 19 SNP´s no IL-8, 6 SNP´s no IL-12 e 21 SNP´s no IFN-ᵧ. Os resultados obtidos permitem a indicação dos polimorfismos do tipo SNP, aqui apresentados, como marcadores moleculares, os quais são ferramentas importantes para programas de melhoramento de caprinos e posterior associação entre a ocorrência de polimorfismos nos genes e as características fenotípicas dos animais a fim de identificar os mecanismos de resistência a nematoides gastrintestinais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS
Presidente - 1714262 - LILIAN GIOTTO ZAROS DE MEDEIROS
Externo à Instituição - LUIZ DA SILVA VIEIRA - UFMG
Externo à Instituição - LUIZ LEHMANN COUTINHO - USP
Notícia cadastrada em: 21/05/2014 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao