CARACTERIZAÇÃO E ESTUDO DA ESTABILIZAÇÃO DE SOLO ARGILOSO DE UMA JAZIDA SITUADA NA GRANDE NATAL COM ADIÇÃO DE CIMENTO E CINZA DE LODO DE UMA ETE PARA USO EM PAVIMENTOS
Solo-cimento; Lodo calcinado; Estabilização de solos.
Este trabalho apresenta o estudo da estabilização de um solo laterítico situado na grande Natal/RN a partir da adição de cinza de lodo de uma estação de tratamento de esgoto juntamente com cimento portland comum CP II – Z – 32. Sua metodologia envolve a realização do ensaio de C.B.R do solo e a confecção de corpos de prova solo-cimento e solo-cimento-cinza de lodo para ensaios de compressão simples. Procura-se analisar o comportamento mecânico das misturas solo-cimento e solo-cimento-cinza. Os materiais do estudo são: o solo argiloso laterítico e o lodo da ETE. Serão moldados corpos de prova de solo-cimento nas proporções de 0%, 3%, 6% e 9% de cimento portland, para cada teor serão feitos 3 cp´s gerando um total de 12 corpos de prova. Após este procedimento serão moldados os corpos de prova de solo-cimento-cinza de lodo, com os percentuais de 3%, 6% e 9% de cimento e adicionando 2%, 4% e 6% de lodo calcinado a cada percentual de solo-cimento, cada uma das misturas terão 3 cp´s confeccionados, gerando um total de 27 cp´s de S-C-CL (solo-cimento-cinza de lodo). Todo estudo será realizado a partir da coleta do lodo e do solo, e após a coleta serão feitos os ensaios no laboratório de Solos do Departamento de Engenharia Civil e no Larhisa (Laboratório de Recursos Hídricos da UFRN). Onde será feita a caracterização do solo e do lodo juntamente com os ensaios de C.B.R do solo, compressão simples das misturas solo-cimento e solo-cimento-cinza nas proporções acima citadas. Na pesquisa serão comparados os resultados da resistência à compressão da mistura solo-cimento com o solo-cimento-cinza, afim investigar se adição do lodo trás melhorias na resistência do solo-cimento. Finalmente espera-se obter resultados de melhoria na resistência da mistura solo-cimento com incorporação dos percentuais de cinza, obtendo uma mistura que atenda as especificações das normas rodoviárias para uso de solo em base e sub-base de pavimentos.