Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO DE CASTRO BITTENCOURT

DATA : 10/04/2017
LOCAL: SETOR IV, BLOCO I, SALA 17

Análise do Comportamento de Radiers Estaqueados Assentes em Solos Arenosos

Fundação. Método dos Elementos Finitos. Prova de Carga Estática.

Na presente dissertação, será realizada uma análise do comportamento da fundação estaqueada da obra do Instituto Cérebro, localizada no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cidade de Natal-RN. A pesquisa será embasada por meio de uma revisão bibliográfica voltada para conceitos e definições acerca de fundação de grupo de estacas e, especialmente, radier estaqueado (fundação mista). Conforme estudos realizados nas últimas décadas, é observado que a fundação em radier estaqueado se constitui como um design mais racional, o qual pode, em alguns casos, apresentar maior economia quando comparado com a fundação projetada pela metodologia tradicional de grupo de estacas. Pesquisas teóricas e experimentais, destacando trabalhos pioneiros e mais recentes a respeito da temática deste trabalho serão utilizados como subsídios para apresentar o estado da arte de fundações em radier estaqueado. A fundação a ser estudada é constituída por estacas escavadas do tipo hélice contínua, compostas por comprimentos entre 10 e 20 metros e diâmetros entre 30 e 50cm. Para análise do comportamento desta fundação, será utilizado o programa numérico Rock and Soil 3D® (RS³), baseado no Método dos Elementos Finitos (MEF), desenvolvido pela empresa Rocscience, para posterior comparação entre os comportamentos de fundação em grupo de estaca e radier estaqueado. O critério de ruptura adotado nas simulações foi o de Mohr-Coulomb, que leva em consideração o solo com comportamento elastoplástico. Os dados de entrada do programa e calibração do mesmo serão subsidiados por ensaios de simples reconhecimento (SPT), realizados em campo conforme procedimentos recomendados pela NBR 6484/2001 e provas de carga estática em estaca, realizadas segundo método de execução apresentado na NBR 12131/2006. Com vistas a verificação de integridade estrutural das estacas da obra, também foram executados ensaios de integridade não destrutivos (PIT), conforme padronizado na norma americana ASTM D 5882 - 07. O subsolo local do é formado por camadas de areia fina e média, pouco siltosa compacta, até atingir o impenetrável e o nível d`água não foi detectado em nenhuma das sondagens realizadas. Após a realização e interpretação das análises numéricas, será observado se a fundação em radier estaqueado se configura como uma condição vantajosa para o sistema de fundação nesta região.

Interno - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA
Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR