PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: ARESSA MAÍRA NASCIMENTO PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARESSA MAÍRA NASCIMENTO PAIVA
DATA : 17/02/2022
HORA: 17:00
LOCAL: meet.google.com/asq-jodv-zwj
TÍTULO:

"OS NEGROS FAZEM A SUA ESTREIA”: A IRMANDADE DO ROSÁRIO E A CONSTRUÇÃO DOS ESPAÇOS SAGRADOS NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (1885-1930).


PALAVRAS-CHAVES:
Espaços sagrados; Reforma devocional católica; Negros do Rosário; Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

PÁGINAS: 217
RESUMO:

Na Província do Rio Grande do Norte, no ano de 1885, foi oficializada a Irmandade de NossaSenhora do Rosário da cidade de Jardim na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, espaçode administração eclesiástica que compreendeu o município da Cidade de Jardim, que depoise até os dias de hoje tem o nome de Jardim do Seridó/RN. Esse trabalho teve como objetivoanalisar o processo da construção dos espaços sagrados pelos Negros do Rosário na Freguesiade   Nossa Senhora  da   Conceição,   entre   os   anos   de   1885   e   1930.   As   fontes   que   foramtrabalhadas para o constructo da dissertação foram o Livro de Atas, Medidas e Resoluções, oLivro de Tombo 1, o Livro de Receitas e Despesas e o Compromisso da Irmandade de NossaSenhora do Rosário da cidade de Jardim. Para trabalhar com essas fontes, foi utilizado ométodo onomástico, preconizado por Carlo Ginzburg, no qual utiliza o nome como o fiocondutor da pesquisa. As entrevistas concedidas pelos Negros do Rosário contemporâneos dasfamílias do “povo da Boa Vista” e “Caçotes” durante a Festa do Rosário 2019/2020, foramgravadas  e  analisadas  sob  a  ótica do método  regressivo, postulado  por  Bloch. No  tempo sagrado  da  festa  em devoção  à Nossa Senhora doRosário, as famílias de várias condições e qualidades que integraram o grupo que constituiu aIrmandade do Rosário na freguesia, se direcionavam ao núcleo urbano abrangido por esseespaço.   Dessa   forma,   para   o   referencial   teórico   deste   estudo,   operacionalizamos   com   acategoria espacial   de  hierópolis,  postulado  pela  geógrafa  Zeny  Rosendahl  (2018). Nessesentido, esse  espaço era constituído  por espaços sagrados e  profanos, engendrados pelashierofanias (o ato sagrado manifestado na raiz) dos Negros do Rosário, como por exemplo, a“Dança do Espontão” (ou pulo), as procissões e os rituais de coroação. Nesse período, ocatolicismo   praticado   em   território   nacional   estava   afastado   do  catolicismo   pregado   porRoma. Dessa forma, no país, para ocorrer essa aproximação do catolicismo praticado noterritório dos ditames do tridentino, ocorreu o processo da reforma devocional católica, queconstituiu em uma reforma no clero, no culto, na liturgia e na reordenação de devoções docatolicismo praticado no Brasil. Foi nesse contexto que o processo da construção dos espaçossagrados por esses agentes, foi desenvolvido.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES - UFPB
Presidente - 2432663 - HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/02/2022 10:07
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