PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de DEFESA: JEAN-PIERRE MACEDO DANTAS DE MORAIS

DISCENTE : JEAN-PIERRE MACEDO DANTAS DE MORAIS
DATA : 27/09/2019
LOCAL: Videoteca - BCZM

UM RIO GRANDE DO NORTE A SER ENSINADO: A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO NORTE (1892-1925)

Disciplina Escolar. Cultura Escolar. Políticas Públicas. Rio Grande do Norte.

O presente trabalho tem como proposta construir a trajetória do ensino de história do Rio Grande do Norte durante o recorte cronológico estabelecido entre 1892 e 1925, anos da promulgação da primeira lei de ensino do estado e da proposta de utilização do primeiro livro de História nos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte, respectivamente. O objetivo é compreender como a disciplina foi ensinada nas escolas e como atuou na formação dos novos cidadãos dentro do ideário político republicano. Nesse sentido, este trabalho busca identificar os principais conteúdos, a produção didática e a recepção de uma história potiguar, tanto pelos docentes quanto pelos discentes dos ensinos primário. Para isso, as fontes consultadas serão os Regimentos Internos dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte e das Escolas Isoladas; as Falas dos Governadores do Estado; os relatórios dos Diretores da Instrução Pública e do Departamento de Educação; Leis gerais e estaduais de ensino; Livros de História do Rio Grande do Norte; a Revista Pedagogium, da Associação de Professores do estado do Rio Grande do Norte; os periódicos A República e A Imprensa. Do ponto de vista conceitual, o trabalho está ancorado, entre outros, nos conceitos de cultura escolar, currículo e disciplina escolar, propostos por Dominique Julia, Ivor Goodson e André Chervel, respectivamente. Tais conceitos serão operacionalizados no intuito de entender a lógica que garantiu a instituição e permanência dessa disciplina no currículo escolar durante esse período. Quanto ao método, o trabalho direciona-se a responder três indagações: Como surgem as primeiras preocupações em construir uma história do Rio Grande do Norte para os ensinos primário e secundário; como a disciplina deveria ser ensinada; como o estado era abordado nos livros indicados pelo Departamento de Educação.

Externo à Instituição - CIRCE MARIA FERNANDES BITTENCOURT - PUC - SP
Interno - 1149464 - HELDER DO NASCIMENTO VIANA