PPGH/CCHLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2246/755 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgh

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEFFERSON PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : JEFFERSON PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Auditório E - CCHLA

Relações étnico-raciais e o espaço escolar: uma articulação entre os movimentos sociais e Programa Nacional Do Livro Didático (2001 – 2014)

Livro didático; Relações étnico-raciais; PNLD; Movimentos Sociais; Espaço Escolar.

O presente trabalho tem por objetivo central analisar as disputas, negociações e embates travados pelos movimentos sociais e o Estado brasileiro no espaço escolar no que diz respeito aos direitos e princípios referentes à educação para as relações étnico-raciais, tendo como recorte a especificidade dos afro-brasileiros, a partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) entre os anos de 2001 e 2014. Para que essa análise possa ser realizada, dois conjuntos de fontes estão sendo analisados: o primeiro, diz respeito a uma série de documentos que foram produzidos pelos movimentos sociais em parceria com outros grupos da sociedade civil, tais como professores e gestores educacionais, em eventos promovidos por secretarias como a SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), por exemplo, os relatórios das Conferências Nacionais de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR); o segundo conjunto de fontes se refere aos editais do PNLD, documento que apresenta os critérios observados nos materiais a serem avaliados e comprados pelo programa. Nele, estão estabelecidos todos os itens que ao longo do processo de seleção são utilizados como parâmetros que indicam se o livro está apto ou não a ser adquirido pelo Governo Federal. As inferências realizadas em tal documentação partirão da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, metodologia que nos permite qualificar os argumentos utilizados com fundamentos tanto quantitativos quanto qualitativos.

Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Externo ao Programa - 1788270 - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Presidente - 1170781 - MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 23/08/2018 15:52