Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA MARIA GRAZIELLE FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MARIA GRAZIELLE FREITAS
DATA: 10/09/2012
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 25 - Departamento de Artes da UFRN
TÍTULO:

Leitor-Criador: A Experiência Situada na Construção Dramatúrgico-Cênica


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Leitor. Narrativa. Memória. Autoficcionalidade.

Key-Words: Reader. Narrative. Memory. Autofiction.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
RESUMO:

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo investigar os textos dramáticos “A Morte nos Olhos”, “A Memória Ferida” e “Na Outra Margem” que juntos constituem a trilogia “Alteridade, Memória e Narrativa: Construções Dramáticas” (2010) da autora Antonia Pereira Bezerra. Nesse sentido, a autora das obras em questão revela-se enquanto ponto de partida para as investigações, uma vez que este estudo está baseado na inserção de elementos autobiográficos (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) e ficcionais na construção das narrativas dramáticas, formulando assim um texto híbrido de caráter autoficcional. A análise teórica perpasse pelos estudos da Estética da Recepção (ISER, 1996), da memória (RICOUER, 2007) e da criação dramática, pondo em evidência a relação de uma autora que busca em suas lembranças e experiências o material necessário para a elaboração da sua escrita.  Propomos, então, pensar um leitora-criadora de si mesma, que ao mesmo tempo em que busca nas lembranças os aspectos biográficos necessários para sua narrativa transforma essa realidade através da inserção de elementos ficcionais pela imaginação (SARTRE, 2008). 

 ABSTRACT: This study has the purpose to investigate the dramatical works “A Morte nos Olhos”, “A Memória Ferida” and “Na Outra Margem”, which compose the trilogy “Alteridade, Memória e Narrativa: Construções Dramáticas” (2010) from the author Antonia Pereira Bezerra. In this meaning, the author of these works reveals herself as a starting point to investigation, since this study is based on the insertion of autobiographical (LEJEUNE, 2008; DOSSE, 2009) and fictional elements in the construction of dramatic narratives, building a hybrid text with auto fictional feature. The theoretical analysis pervades the studies fields of Reception Aesthetics (ISER, 1996), memory (RICOUER, 2007) and dramatic creation, evidencing the relation of an author who pursuit in her memories and life experiences the substance to writing. Then we propose to picture a reader-creator of herself, that at the same time she seeks in her memories the biographic aspects to her narrative, she converts this reality with the insertion of fictional elements from the imagination (SARTRE, 2008)


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550297 - ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Interno - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externo ao Programa - 3351552 - ROSANNE BEZERRA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 04/09/2012 15:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao