CORPO-DANÇA-CANÇÃO: O TRABALHO DE VOZ E AS CANCÕES RITUAIS NO BIMPHADI
Voz; Corpo-Dança-Canção; Grupo Bimphadi; Ekwendje; Teatro Angolano
A presente pesquisa decorre de uma investigação desenvolvida pelos atores-pesquisadores do Bimphadi, Núcleo de Pesquisa em Artes da Cena, sediado em Luanda, Angola. O objetivo da pesquisa é investigar o trabalho de voz do grupo tomando como referência o corpo-dança-canção, elemento presente nas danças, nos cantos e demais manifestações culturais do povo Nhaneka. Especificamente neste trabalho o nosso foco é o Ekwendje, ritual de iniciação masculino que traz em si canções e danças tradicionais que vão contribuir com a nossa produção cultural no Bimphadi. Partindo de uma metodologia empírica de caráter experimental, propomos a desconstrução das formas do teatro europeu, impostas aos atores angolanos e buscamos um caminho próprio, pautado nas nossas experiências e na nossa cultura. Ao longo do processo, pudemos rever os princípios de criação do Bimphadi e estruturar um trabalho cênico com base nos elementos estudados. Por fim, através dos cantos ritualísticos nós acessamos e atravessamos as culturas ancestrais para ancorar a atemporalidade que entrelaça a vocalidade do ator no instante presente.