A experiência trágica por Hans-Thies Lehmann na encenação ‘Estrada V’ baseada em Heiner Müller.
Experiência trágica. Teatro contemporâneo. Hans-Thies Lehmann. Heiner Müller.
Esta pesquisa indaga a possibilidade de uma experiência trágica de um espectador no teatro contemporâneo. O objetivo é questionar, em um contexto pós-dramático, a possibilidade da concentração do trágico em um gesto performático. Hans-Thies Lehmann, no seu livro ‘Tragödie und dramatisches Theater’ (2014), reflete sobre a experiência trágica, que envolve vários aspectos, como a estetização de um acontecimento trágico, a cisão dessa estetização e uma reflexão. Essa pesquisa se baseia, ainda, em múltiplas reescritas e encenações da obra ‘A Estrada de Volokolamsk’ (H.Müller), buscando uma aplicação dos requisitos da experiência trágica na encenação ‘Estrada V’, considerando, também, reflexões e práticas do autor e diretor Heiner Müller, além de outros autores, que tratam da relação entre a cena e o público. Foi constatado, que no mundo moderno, a mística do excesso não precisa ser mais grandiosa, porém exige-se uma aumentada atenção com o comum. O teatro da tragédia contemporâneo é um local de conscientização intensa de perda, onde o sujeito é confrontado com a dissolução inevitável do ser e com uma experiência da própria finitude. A tragédia do cotidiano está na inadequação da linguagem de absorver o intolerável e somente um atravessamento intenso destas condições implícitas, com uma violência concussiva, pode gerar as condições necessárias para uma experiência trágica.