Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BARBOSA TIAGO

DISCENTE : CAMILA BARBOSA TIAGO
DATA : 30/05/2017
LOCAL: Departamento de Artes

Reflexões sobre possibilidades pedagógicas em iluminação cênica

Iluminação cênica. Ensino/aprendizagem em iluminação. Pedagogia do teatro.

Esta pesquisa pretende refletir o processo de ensino/aprendizagem em Iluminação Cênica. Diante da amplitude curri cular que o campo da iluminação oferece, busca-se refletir sobre quais conteúdos sejam relevantes para a formação do atuante em Teatro a fim de que esteja familiarizado com essa área específica, sobretudo para que perceba e esteja consciente da iluminação como elemento de composição da sua prática artística. Elaborar uma proposta pedagógica desta relação é o objeto de pesquisa desta dissertação. Para promovê-la, parte-se da tomada de consciência da autora sobre sua trajetória de aprendizagem em iluminação dentro do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Posteriormente, a autora reconhece a forma intuitiva com a qual desenvolveu os trabalhos como diretora de iluminação, junto ao mesmo curso dentro de algumas disciplinas da grade curricular, e, então, reflete sobre sua prática e constitui ações potencialmente capazes de colaborar com o processo de formação dos discentes do curso de Teatro da referida Universidade. Para tanto, busca-se o pensamento de construção do conhecimento instituído por Paulo Freire, que considera que o sujeito está em constante diálogo para a construção de seu conhecimento, tornando-se autônomo no processo de aprendizagem, e que, ainda, propõe a experiência como atitude pedagógica para o desenvolvimento de uma prática crítica/reflexiva. Assim, pretende-se pensar sobre uma proposta pedagógica que dialogue a partir da percepção da iluminação pelo sujeito para que ele possa fazê-la necessária durante a composição do seu próprio trabalho.

Externo à Instituição - EDUARDO TUDELLA - UFBA
Interno - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 2329999 - MELISSA DOS SANTOS LOPES
Notícia cadastrada em: 10/05/2017 09:55