Banca de DEFESA: CLARA TALHA MELO DE SOUSA

LOCAL: Sala 38 D - DEART UFRN

A VOZ DO DONO E O DONO DA VOZ: PROPRIOCEPÇÃO NA PREPARAÇÃO VOCAL DO ATOR

Belting Contemporâneo; Propriocepção; Expressão vocal

A presente dissertação investigou por meio de pesquisa teórico-prática o conceito de propriocepção, conforme Damásio (2011), estratégias de trabalho de preparação vocal que potencializem as capacidades vocais dos atores de teatro, como forma de contribuir para o desenvolvimento de suas identidades vocais, técnicas pessoais e rotinas de aquecimento e desaquecimento vocal. Nessa perspectiva, averiguamos a relevância do trabalho de expressão vocal com técnicas como o método Belting Contemporâneo, tendo em vista expandir a imagem vocal, a respiração e a percepção da voz e seus recursos num grupo de quinze atores adolescentes. Como culminância das sessões experimentais e para enriquecer nossa reflexão crítica, fizemos o acompanhamento e documentação de uma experimentação cênica com o grupo “Cabe na sacola”, formado por estudantes do IFPB – “Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba”.

Presidente - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
Interno - 2276305 - ANDRE CARRICO