Banca de QUALIFICAÇÃO: JUAREZ ZACARIAS NETO

DISCENTE: JUAREZ ZACARIAS NETO
DATA: 25/08/2015
LOCAL: SALA 26 DEART UFRN

A lentidão como escolha: da aceleração a pausa

Dança Contemporânea. Educação Somática. Lentidão. Pausa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança

A presente pesquisa tem por objetivo propor a lentidão como perspectiva de uma linguagem em dança que se constrói aos poucos e profundamente. Comungando com o pensamento da pesquisadora Patrícia Leal (2012), que traz esse entendimento da lentidão em sua tese, que por sua vez, reflete os questionamentos acerca da velocidade nos corpos na contemporaneidade, presente na pesquisa da historiadora Denise Sant’Anna (2001). Vislumbrando a lentidão no meu fazer artístico, docente e cotidiano, partindo da percepção de como a aceleração e a desaceleração se configuraram em minha trajetória de vida, construindo assim uma reflexão acerca da lentidão em processos de formação e criação em dança. Culminando no entendimento do espaço-tempo do entre no movimento dançado, como potência cênica de investigação e entendimento corporal. Concomitantemente com o conceito de pausa na dança, gerando reflexões acerca deste estado potente de entendimento corporal na dança. Abrindo questionamentos e ampliando o conhecimento de um fazer práxico, que se constrói integralmente em uma abordagem somática. A abordagem das memórias da infância e das experiências práticas para refletir e produzir conhecimento se configuram em uma metodologia práxica, trazendo na escrita o sujeito em primeira pessoa, utilizando a experiência para nutrir o processo de escrita, da criação artística e do projeto de aplicação prática desta pesquisa. A obra coreográfica, “Rio Cor de Rosa”, do coreógrafo Clébio Oliveira, que faz parte do repertório da Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN), será analisada como fonte investigativa do entendimento da lentidão, do espaço-tempo do entre e da pausa na dança. Para tal aprofundamento, a pesquisa teve também uma aplicação prática, na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN), na turma de dança contemporânea para iniciantes, no segundo semestre do ano de 2014. A fim de desenvolver uma pesquisa que busca também em outros corpos os conceitos abordados, como: os quatro fatores do movimento labaniano; a improvisação pelos sentidos de Patrícia Leal; e a abordagem da pausa na dança, entendendo como ela acontece, e como o espaço-tempo do entre se potencializa como produto cênico e como aprofundamento de um conhecimento de do corpo na dança.

Externo à Instituição - ANA CAROLINA R. MUNDIM - UFU
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
Presidente - 1754349 - PATRICIA GARCIA LEAL
Notícia cadastrada em: 28/07/2015 12:34