PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Teléfono/Ramal: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de DEFESA: LIDIANE CRISTINA CORREIA BULHOES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIDIANE CRISTINA CORREIA BULHOES
DATA : 30/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS BASEADO NO MÉTODO PILATES SOBRE A DOR LOMBAR DE PILOTOS DE HELICÓPTERO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

militares; reabilitação; exercício; fisioterapia; fadiga muscular; eletromiografia.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

introdução: Os pilotos de helicóptero tendem a apresentar dor lombar crônica e alterações no desempenho muscular devido a exposição à vibração produzida pela aeronave, bem como pela postura assimétrica adotada durante o voo. O exercício fisioterapêutico supervisionado é considerado uma das opções de tratamento mais eficaz na melhora da incapacidade associada à dor lombar crônica inespecífica. Contudo, poucos estudos utilizaram o Método Pilates como programa de treinamento nesta população.

Objetivos: Estudo I= Analisar os efeitos de um programa de exercícios baseado no Método Pilates na dor lombar de instrutores de helicóptero da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Natal.

Estudo II= Observar o comportamento eletromiográfico relacionados à fadiga, entre instrutores pilotos de helicóptero treinados e não-treinados, antes e após o voo.

Métodos: Estudo I= Ensaio controlado, randomizado, cego. Quinze pilotos de helicóptero da Força Aérea Brasileira foram avaliados quanto à intensidade da dor (Escala Numérica da Dor - END), incapacidade associada à dor lombar e resistência muscular da coluna em três posições: extensão do tronco (teste de Ito) e ponte lateral direita e esquerda. Os indivíduos foram distribuídos aleatoriamente para o grupo de exercícios regulares (GER, n = 7), orientado a manter sua rotina normal de exercícios, ou para o grupo de Pilates (GP, n = 8), que seguiu um programa de exercícios baseado no método Pilates, duas vezes por semana, durante 12 semanas. Reavaliações ocorreram após 6 e 12 semanas. As avaliações e reavaliações foram conduzidas por um pesquisador cego. A análise de dados foi realizada usando o software SPSS 20.0, com um nível de significância de 5%.

Estudo II = Trata-se de um estudo observacional analítico transversal, realizado com 14 pilotos, instrutores de helicóptero da FAB. Foi observada a resistência à fadiga dos músculos multífidos, bilateralmente, de pilotos treinados e não treinados. A avaliação foi realizada antes e imediatamente após o vôo, por meio da frequência mediana registrada durante o Ito teste.

Resultados: Estudo I = O GP mostrou uma redução significativa na dor lombar após 12 semanas de treinamento (diferença média de 3,5 pontos na END, p = 0,015), em comparação com o GER (p < 0,0001). Também observamos um aumento na resistência dos extensores do tronco (p = 0,002) e nos músculos laterais direita (p = 0,001) e esquerda (p = 0,001) no GP em comparação com o GER. No entanto, os índices de incapacidade não mudaram entre os grupos.

Estudo II = Foram observadas diferenças significativas para a variável frequência mediana (Fmed)   entre os grupos treinados e não treinados, antes do voo. Após o voo, essa condição variou entre os grupos. Na análise do percentual de queda da frequência mediana durante a indução da fadiga, não foi observada diferença significativa entre os grupos, em nenhum dos tempos avaliados.

Conclusões: Estudo I = A intensidade da dor foi significativamente reduzida, enquanto a resistência muscular da coluna aumentou no GP em comparação com o GER após a intervenção. Assim, os exercícios baseados no Método Pilates devem ser incluídos em programas de condicionamento físico para pilotos de helicóptero.

Estudo II = Os indivíduos treinados apresentaram uma maior frequência mediana nos músculos multífidos que os não treinados, revelada pela eletromiografia, na condição pré voo e menor variação desta variável após o voo. Entretanto, não foi observada diferença no percentual de queda desta variável durante a indução de fadiga, quando os grupos foram comparados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2275864 - CAIO ALANO DE ALMEIDA LINS
Interno - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA
Externo à Instituição - EDGAR RAMOS VIEIRA - FIU
Externo à Instituição - FRANCISCO LOCKS NETO - UPE
Presidente - 1149610 - JAMILSON SIMOES BRASILEIRO
Notícia cadastrada em: 16/04/2024 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao