Banca de DEFESA: THIAGO CRISOSTOMO CARLOS NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO CRISOSTOMO CARLOS NUNES
DATA : 08/09/2017
LOCAL: Auditório do DFTE

Papel da Dimensionalidade no Modelo de Qualidade: Conexões com a Mecânica Estatística não Extensiva

redes complexas, mecânica estatística não extensiva, universalidade

Redes sem escala são bastante populares hoje em dia, uma vez que muitos sistemas estão bem representados por tais estruturas. Para estudar esses sistemas, foram propostos vários modelos. No entanto, a maioria deles não levam em conta a distância euclidiana nó à nó, ou seja, a distância geográfica. Em redes reais, a distância entre os sítios pode ser muito relevante, por exemplo, os casos em que se pretende minimizar custos. Neste cenário estudamos o papel da dimensionalidade d no Modelo de Bianconi-Barabási com um crescimento de ligação preferencial envolvendo distâncias euclidianas. A ligação preferencial neste modelo segue a regra Π_i∝ η_i k_i/r_ij^(α_A )  (1≤i≤j;α_A  ≥ 0), onde η_i caracteriza o fitness do i-ésimo sítio e é escolhido aleatoriamente dentro do intervalo (0, 1]. Verificamos que a distribuição de grau P(k) para as dimensões d = 1, 2, 3, 4 são bem ajustadas por P(k)∝e_q^(k/κ), onde e_q^(k/κ) é a função q-exponencial que surge naturalmente da Mecânica Estatística não-extensiva. Determinamos o índice q e κ como funções das quantidades α_A e d e verificamos numericamente se ambos apresentam um comportamento universal em relação à variável α_A/d. O mesmo comportamento também foi exibido pelo expoente dinâmico 𝛽 que caracteriza a taxa de ligações de um determinado sítio.

Externo à Instituição - ANTONIO DE MACEDO FILHO - UESPI
Interno - 2492756 - JOAO MEDEIROS DE ARAUJO