Banca de DEFESA: RAQUEL CARDOZO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAQUEL CARDOZO DA SILVA
DATA : 20/08/2019
HORA: 17:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

Em terra de especulação a expropriação é lei: uma análise do avanço do capital imobiliário na Vila de Ponta Negra (Natal/RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Expropriação; Segregação socio-espacial; Questão Urbana; Território


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta dissertação aborda a expropriação na Vila de Ponta Negra (Natal-RN) como ponto central de análise. O campo em questão tem particularidades importantes que dão relevância ao estudo, pois é neste território que pudemos analisar os fenômenos de expropriação primária e a transformação do espaço não apenas em área urbana como em um dos espaços mais lucrativos para investimentos do capital imobiliário financeiro e do turismo. Estes, juntamente com o Estado passam a expropriar direitos da classe trabalhadora com vistas a expandir sua taxa de lucro. Neste sentindo, o estudo propõe analisar historicamente o processo de ocupação do bairro de Ponta Negra e as particularidades da Vila; apreender e analisar as estratégias de expropriação do capital imobiliário e as condições de vida, de trabalho e participação política dos/as moradores/as. Levantamos questões que dizem respeito a valoração do espaço e o quanto o valor de troca da moradia pelo capital se sobrepõe ao valor de uso. Destacamos ainda, as contradições do Direito à cidade em termos legislativos a medida que entram em conflito com o direito de propriedade privada da terra assegurado pelo Estado e hegemonicamente controlado pelas elites. Tais contradições refletem na vida cotidiana dos moradores da Vila de Ponta Negra, pois tiveram as terras expropriadas sendo obrigados a mudar de profissão e toda uma dinâmica no modo de produção e reprodução de suas vidas. Além disto, a permanência deste povo no território bem como a continuidade de uma cultura singular passa a ser sinônimo de desafio, luta e resistência. Destarte, para apreendermos o máximo de determinantes sobre nosso objeto de estudo nos guiamos pelo materialismo histórico e dialético. Concluímos que as transformações advindas com a urbanização refletem a luta de classes e a lógica da classe dominante tem operado frente ao direito coletivo com múltiplas consequências. Entretanto a cidade pulsa por uma transformação radical e a superação da sociabilidade capitalista.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interno - 2475019 - HENRIQUE ANDRE RAMOS WELLEN
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS
Externo à Instituição - VIRGINIA MÁRCIA ASSUNÇÃO VIANA - UECE
Notícia cadastrada em: 05/08/2019 11:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao