Banca de QUALIFICAÇÃO: LIZETE AUGUSTA VIDAL PEREIRA LOPES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIZETE AUGUSTA VIDAL PEREIRA LOPES SILVA
DATA: 20/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA - SALA MULTIMEIOS
TÍTULO:

DETERMINANTES SÓCIO-ECONÔMICOS E ÉTICO-POLÍTICOS À QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DAS/OS ASSISTENTES SOCIAIS DO RN: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DO CONJUNTO CFESS/CRESS.


PALAVRAS-CHAVES:

Serviço Social; Educação Permanente; Projeto Ético-Político


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social
RESUMO:

O presente projeto tem como objeto de investigação os mecanismos de qualificação profissional acessado pelas/os assistentes sociais do Rio Grande do Norte (RN) na contemporaneidade, a partir da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS, por compreendermos a importância do aprimoramento intelectual da/o assistente social na perspectiva de defesa do Projeto Ético-Político. O estudo tem como objetivo geral analisar os determinantes sócio-econômicos e ético-políticos presentes no processo de Educação Permanente acessado pelas/os assistentes sociais do RN, com o intuito de contribuir para a discussão acerca de como a Educação Permanente em Serviço Social tem possibilitado a qualificação profissional em consonância com os princípios do projeto ético-político, mesmo considerando as determinações impostas pelo Mercado de Trabalho. Para tanto buscaremos identificar a perspectiva ético-política expressa pelas/os assistentes sociais na procura por qualificação profissional; identificar a perspectiva teórico-metodológica presente nos cursos de qualificação profissional, voltados para as/os assistentes sociais, ofertados pelas Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do RN; analisar as determinações existentes entre os ditames do Mercado de Trabalho e a busca das/os assistentes sociais por qualificação; analisar o processo de materialização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS, a partir do CRESS/RN - 14ª Região e Seccional. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como sujeitos de pesquisa as/os assistentes sociais que receberam a visita de fiscalização da Agente Fiscal do CRESS/RN entre os anos de 2013 e 2015.1. Para coleta de dados serão utilizadas entrevistas semiestruturadas, que posteriormente serão analisadas a partir da técnica da análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA
Interno - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU
Externo à Instituição - SAMYA RODRIGUES RAMOS - UERN
Notícia cadastrada em: 08/10/2015 08:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao