INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO: UMA AVALIAÇÃO DO PROINFO EM SOBRAL/CE
Inclusão digital. Educação. ProInfo. TICs. Políticas Públicas.
As novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs produziram modificações em todas as esferas da vida social, em especial no mundo do trabalho, no campo da política e nas formas de sociabilidades. Mas, no entanto, nem todos tiveram acesso às tecnologias ampliando as formas de desigualdades já acentuadas. Também produziram uma nova forma de privação e nesse contexto se inserem as Políticas Públicas de Inclusão digital. Nesse sentido, a pesquisa “Inclusão Digital e Educação: Uma avaliação do ProInfo em Sobral/CE” tem como objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Informática na Educação – ProInfo nas escolas de Sobral no Ceará. Mais especificamente os objetivos são: a). Instituir o perfil socioeconômico dos alunos das escolas de ensino médio de Sobral b). Investigar as modificações trazidas pelo ProInfo no processo de ensino aprendizagem nas escolas da rede pública de Sobral c). Avaliar o ProInfo pela ótica dos estudantes, professores e gestores d). Avaliar se o ProInfo contribuiu para a inclusão digital dos estudantes. Esse texto de projeto de qualificação apresenta a introdução, o primeiro capítulo, e uma proposta de estruturação dos capítulos da dissertação de mestrado.