Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDNEY OLIVEIRA SANTOS SILVA FILHO

DISCENTE: SIDNEY OLIVEIRA SANTOS SILVA FILHO
DATA: 18/04/2016
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

Juventude e Cultura Política: As novas formas de atuação política dos jovens universitários da Grande Recife

Juventude. Participação. Cultura política.

ÁREA: Sociologia

O tema da participação política da juventude tem se colocado como um constante objeto de discussão nos debates acadêmicos. Sobre diversas perspectivas teóricas metodológicas, a trilogia, juventude, cultura política e participação, entra novamente na agenda acadêmica, especialmente no Brasil a partir das mobilizações juvenis de 2013. A pesquisa “Juventude e Cultura política: As novas formas de atuação política dos jovens universitários da Grande Recife” têm como objetivo geral identificar quais os espaços e as formas de atuação política dos jovens universitários da grande Recife. Mais especificamente, a pesquisa pretende verificar quais os novos espaços universitários, para além dos tradicionais, que possibilitam a atuação dos jovens; entender quais as escolhas dos estudantes com relação às formas de atuação política; compreender se as novas formas de atuação política dos jovens universitários apontam para a emergência de uma nova cultura política. A metodologia consistirá em uma revisão de literatura que tem discutido as temáticas da cultura política, juventude, participação política, atuação política juvenil e movimentos sociais contemporâneos para a construção de um quatro teórico. Para a realização da coleta de dados, serão aplicados questionários, além de entrevistas com jovens representantes estudantis. O presente projeto de qualificação apresenta a introdução e o primeiro capítulo da proposta de dissertação.

Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interno - 349734 - JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA