Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CARLOS GUIMARAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA CARLOS GUIMARAES
DATA : 27/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - google meet
TÍTULO:

MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO COLABORATIVA COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação. Inclusão Escolar. Medicalização da Educação. Psicologia Escolar/Educacional. Psicologia Histórico-Cultural.

 


PÁGINAS: 105
RESUMO:

O fenômeno da medicalização na infância refere-se a um processo que transforma questões multifatoriais em distúrbios, transtornos, possíveis de serem medicalizados, inserindo no campo das patologias demandas que fazem parte do cotidiano dos sujeitos. Essa pesquisa objetivou organizar e desenvolver um processo formativo colaborativo sobre o fenômeno da medicalização da educação, junto a 26 professores, coordenadores pedagógicos e gestores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte, e tem como fundamento teórico alguns princípios da psicologia histórico-cultural. A investigação e o processo de formação deram-se na modalidade remota, tendo em vista as incertezas da pandemia mundial do COVID-19. Identificou-se às principais demandas formativas dos docentes participantes e analisou-se os desdobramentos do processo formativo colaborativo sobre a medicalização no contexto educacional. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com estudo teórico e de campo; descritiva e explicativa. A amostra foi composta por 26 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública estadual do RN, com carta de anuência assinada pelo Secretário de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC. A coleta de dados sobre às demandas formativas dos professores, acerca da temática da medicalização da educação, realizou-se por meio de um questionário aplicado junto aos professores. Os resultados apontaram para a mudança no discurso dos profissionais acerca do fenômeno em estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1723488 - MARIA DA APRESENTACAO BARRETO
Interna - 055.422.544-11 - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Externa ao Programa - 213.840.218-50 - VANIA APARECIDA CALADO - UnP
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 08:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao