OFERTA DE DISCIPLINAS 2024.1 PARA ALUNOS ESPECIAIS

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO da UFRN ofertará disciplinas para alunos especiais, no semestre de 2024.1. As matrículas deverão ocorrer entre os dias 26 de março e 2 de abril, mediante o envio da documentação, abaixo, para o e-mail renorbio.rn@gmail.com.

LISTA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

-Ficha para Inscrição de Aluno Especial (em anexo), preenchida e assinada

-Documento de identificação com RG E CPF

-Cópia do Diploma de Graduação

DISCIPLINAS OFERTADAS EM 2024.1

BIOINFORMÁTICA

Docente: THIAGO BRUCE RODRIGUES

Período: 27/05 a 21/06

Dias e Horários: Segundas, Quartas e Sextas, 8h-12h

Local: Online (Google Meet)

Ementa: Noções fundamentais em computação. Manejo de Banco de dados e ferramentas para análise computacional de sequências gênicas e proteicas. Introdução a Modelagem e simulação computacional. Técnicas de Inteligência computacional.

BIONEGÓCIOS E MARCOS LEGAIS EM BIOTECNOLOGIA

Docente: DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA

Período: 06 a 10/05

Dias e Horários: Segunda à Sexta, 8h-12h e 14h-18h

Local: Online (Google Meet)

Ementa: Estudo dos princípios e conceitos fundamentais da bioética, da relação entre a ética, o comportamento humano, a moral e o direito e como estes podem ser aplicados na análise reflexiva do mundo técnico-científico atual, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas na área de biotecnologia e bionegócios. Análise e interpretação dos códigos, da legislação e declarações nacionais e internacionais sobre ética, bioética e biossegurança adequando-os à pesquisa biotecnológicas. Biossegurança pessoal e do ambiente. Procedimentos indispensáveis, tipos de material manuseado e níveis de biossegurança em laboratórios, empresas, dentre outros. Propriedade intelectual, desenvolvimento de planos de negócios relativos a biotecnologia e utilização de recursos relacionados a tecnologia de informação envolvendo produtos biotecnológicos.

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Docente: LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ LIMA e SILVIA REGINA BATISTUZZO DE MEDEIROS

Período: 08 a 26/04

Dias e Horários: Segunda à Sexta, 8h-12h

Local: Sala da Pós-Graduação, Centro de Biociências/UFRN

Ementa: Diretrizes Curriculares e propostas pedagógicas de cursos superiores. Perfil do professor universitário: articulação ensino, pesquisa e extensão. O ensino universitário e os processos de ensino e aprendizagem.  Processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos: planejamento, metodologias e avaliação. Habilidades docentes para uma efetiva ação pedagógica na sala de aula universitária. Regulamentação da docência assistida na UFRN. Plano e relatório de Atuação.

Notícia cadastrada em: 26/03/2024 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao