Banca de DEFESA: JOCENRIQUE CARLO DE OLIVEIRA RIOS FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOCENRIQUE CARLO DE OLIVEIRA RIOS FILHO
DATA : 03/06/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Modelagem Matemática e Simulação Numérica da Injeção de Partículas em Meios Porosos.


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática, Simulação Numérica, Método do Volumes Finitos, Filtração, Equações Hiperbólicas, Método das Características.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Neste trabalho abordamos a problemática associada aos processos de movimento de fluidos, transporte, retenção e adsorção de partículas em meios porosos. Em particular, destacamos o fenômeno de filtração e adsorção que ocorre durante o processo de injeção de partículas em meios porosos. O objetivo principal do trabalho é deduzir uma modelagem matemática e computacional para o processo de filtração profunda e adsorção de partículas. Deduzido o modelo matemático baseado em equações diferenciais, soluções analíticas são obtidas considerando alguns casos particulares para o coeficiente de filtração e adsorção. Do ponto de vista computacional, utilizamos o método de volumes finitos de alta ordem Kurganov & Tadmor (KT), com o objetivo de obter soluções numéricas para a equação do transporte de partículas, e o método de Runge-Kutta para a equação da cinética de retenção. Em seguida, simulações numéricas são propostas para o processo de filtração possibilitando compreender a filtração profunda, bem como avaliar as propriedades ótimas do método de volumes finitos proposto. Finalmente, o modelo matemático e numéricos proposto aliado a uma técnica de otimização possibilita a quantificar os coeficientes efetivos do modelo matemático tomando como base perfis obtidos experimentalmente para as concentrações efluente e retida disponíveis na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADOLFO PUIME PIRES - UENF
Externo ao Programa - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JÚLIO CESAR SANTOS NASCIMENTO - UFBA
Externo ao Programa - 1033409 - LUIZ CARLOS RADTKE
Interna - 058.504.234-94 - RENATHA BATISTA DOS SANTOS - UFRN
Presidente - 1646718 - SIDARTA ARAUJO DE LIMA
Interna - 1525867 - VIVIANE KLEIN
Notícia cadastrada em: 23/05/2019 16:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao