Semana de Estatística 2017

Período de realização: 24 a 27 de outubro de 2017

Resumo:

A Semana de Estatística é um evento incorporado às realizações do Departamento de Estatística (DEST) desde 1983. Nesse evento, a participação de professores de outras instituições e profissionais atuando na área da Estatística promove um profícuo intercâmbio permitindo o acesso a métodos estatísticos atualizados. Esse é um aspecto de crucial importância, pois cria um ambiente favorável à interação de nossos alunos de graduação com os pesquisadores/professores convidados e à exposição de resultados de pesquisas que mostram a aplicação de conhecimentos estatísticos. Desde 2012 o evento passou a ser regional, propiciando a interação com profissionais do Nordeste.

Convém realçar que um aspecto importante neste evento é a integração com o projeto de ações acadêmicas integradas intitulado: Diminuir a evasão e aumentar a taxa de sucesso da graduação em Estatística através da identificação e motivação de novos talentos ingressantes no curso, que atende uma dos prioridades do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN que é diminuir a evasão e aumentar a taxa de sucesso dos cursos de graduação e, nesse sentido, este evento é parte essencial nesse trabalho que vem sendo feito há 4 anos na graduação de Estatística, dado que o curso possui uma das piores taxas de sucesso da UFRN, em torno de 25%.

A integração entre nossos alunos de graduação e pesquisadores renomados na área de Matemática e Estatística é importante para essa motivação e o evento cria uma oportunidade importante para os alunos de graduação e pós-graduação apresentarem seus trabalhos e receberem dos pesquisadores/professores contribuições relevantes para o desenvolvimento de suas pesquisas. Assim, a Semana de Estatística 2017 contará com conferências, palestras, mesas redondas, mini-cursos, gincana de probabilidade, comunicações orais e pôsteres, e, ainda, uma oficina visando um aprimoramento de metodologias mais atualizadas para o desenvolvimento do tema Probabilidade e Estatística nas salas de aula do Ensino Médio, com isso buscamos estimular o interesse desses alunos pela Estatística.

Neste ano a Semana de Estatística propõe uma inovação, em que os terceiro e quarto dias do evento serão realizados junto às atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da UFRN direcionadas ao público em geral, através de apresentações feitas no estande da CIENTEC com atividades interativas que visem aumentar o interesse do público pela Estatística através de atividades que contarão com a participação direta dos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e Tutoria da Graduação de Estatística. As atividades interativas envolvem o jogo de Monty Hall, Dot Plot, Tábua de Galton e Estatística no Esporte.

Programação:

Terça 24/10

Quarta 25/10

Quinta 26/10

Sexta 27/10

08:00-08:30

Minicurso 1

Análise de Paradados do Censo Demográfico

Prof. Denise Britz do Nascimento Silva (ENCE)

Minicurso 2

Planejamento e análise de amostras complexas

Prof. Pedro Luis do Nascimento Silva (ENCE)