CCHLA - PPGAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL DIREÇÃO DO CCHLA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2240 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgas

Banca de DEFESA: GABRIELY NASCIMENTO VARELA

DISCENTE : GABRIELY NASCIMENTO VARELA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Virtual plataforma Google meet

Do outro lado do Atlântico Sul: Negociações identitárias de estudantes de origem africana da UFRN

Negociações Identitárias; Estudantes de Origem Africana; Natal; Migração Estudantil; Diáspora Africana

Essa dissertação é fruto de uma pesquisa realizada através de diálogos viabilizados por meio de vídeos chamada com 9 estudantes de origem africana, que estudam ou estudaram na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais precisamente na cidade de Natal. Esses diálogos foram mediados por dois questionários semiestruturados, tendo como objetivo principal investigar como se dão as construções e negociações identitárias desses sujeitos a partir da sua chegada ao Brasil. Assim como indagar pelos efeitos desses deslocamentos geográficos em sua autopercepção, em termos sociais, culturais e subjetivos fora de seus países de origem. Os interlocutores da pesquisa são oriundos de diversos países do continente africano, jovens entre 21 e 32 anos de idade e que escolheram o Brasil para realizar sua capacitação profissional, dando início ou continuidade à vida acadêmica. Busco refletir sobre como acontece o processo de se perceberem enquanto negras/os em um país marcado por quase quatrocentos anos de escravidão e que se estrutura na base no racismo: sendo a cor da pele e os traços corporais uma das principais marcas que propiciam exclusões, desigualdades econômicas/sociais e de maneira geral tratamentos diferenciados pelo conjunto da sociedade. Assim, esse trabalho busca contribuir com reflexões acerca da temática das identidades, compreendendo que elas são construções sociais mediadas por tensionamentos e conflitos, que utilizam recursos da história, da linguagem e da cultura para a produção daquilo que nos tornamos. Sem essencializações, mas de maneira estratégica e posicional.

Presidente - 2313763 - ANGELA MERCEDES FACUNDO NAVIA
Interna - 1149572 - LISABETE CORADINI
Interna - 1691014 - ROZELI MARIA PORTO
Externa à Instituição - STEPHANIE CAMPOS PAIVA MOREIRA