Banca de DEFESA: ARTHUR ARCELINO DE BRITO

DISCENTE : ARTHUR ARCELINO DE BRITO
DATA : 30/12/2021

ANÁLISE DA GESTÃO DE RISCOS ORGANIZACIONAIS EM UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

Riscos, Instituições de ensino superior, Gestão de riscos, universidades, governança.

A gestão de riscos corporativos (GRC) tem sido centro de debate em contexto mundial por governos, companhias e instituições que desejam aperfeiçoar sua governabilidade e usufruir dos benefícios dessa prática. No contexto nacional, especialmente em Instituições Federais de Ensino Superior, o tema é ainda recente e foi estimulado pela Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016. Esta instrução tem como objetivos o fortalecimento da gestão, aperfeiçoamento de processos e alcance de objetivos organizacionais de órgãos e entidades do poder executivo federal. Levando em consideração esta norma, o presente estudo tem como objetivo estabelecer um panorama da gestão de riscos em Universidades Federais Brasileiras. Para isso, a pesquisa utilizou como principal ferramenta a análise documental de relatórios e outros documentos disponibilizados no site eletrônico destas instituições, dentre eles relatórios de auditoria interna, políticas de gestão de riscos, planos de gestão de riscos etc. Desta forma, foi possível identificar as principais tipologias e classificações de riscos utilizadas pelas instituições, bem como as barreiras de implementação, soluções tecnológicas e boas práticas. A pesquisa também visa o fornecimento de informações práticas para gestores de Instituições de ensino superior, com objetivo de dar suporte a adoção e revisão de seus programas de gestão de riscos.

Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO