Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDER PRATA VIEIRA PAIVA

DISCENTE : ELDER PRATA VIEIRA PAIVA
DATA : 28/05/2018
LOCAL: Sala 222- CTEC

PROPOSTA DE MÉTODO PARA DIAGNOSTICAR O NÍVEL DE MATURIDADE DA GESTÃO DA MANUTENÇÃO DE ATIVOS FÍSICOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS - UM ESTUDO DE CASO NA UFRN

ativos físicos; gestão da manutenção; nível de maturidade; universidades federais.

Os ativos físicos em uma universidade pública federal, assim como na indústria, exercem papel essencial para o cumprimento das atividades-fim dessas instituições. No Brasil, entre os anos de 2003 e 2014, através do Programa de Expansão Fase I (2003 a 2007), do REUNI (2008 a 2012) e do Programa de Expansão Fase III (2012 a 2014), o Governo Federal realizou elevados investimentos em infraestrutura na educação pública de nível superior com a construção de novos campi e ampliação de campi já existentes em todo o país. Não obstante, desde meados de 2014 até o momento atual, o Brasil enfrenta uma acentuada crise econômica que teve, por consequência, a aprovação da Emenda Constitucional Nº 95/2016, que limita os gastos públicos por até vinte anos. Em decorrência desses dois cenários consecutivos e contrapostos, o país possui hoje um amplo inventário de novos e antigos ativos físicos (instalações prediais, equipamentos etc.) em universidades públicas federais, porém com recursos restritos para realização de serviços periódicos e adequados de manutenção, que são necessários para que esses ativos possam desempenhar suas funções requeridas de forma satisfatória. Ademais, ainda se observa casos em que a função manutenção não é reconhecida como de relevância estratégica para a organização, sobretudo no âmbito do serviço público. Inserido nesse amplo contexto que se inclina para o sucateamento dos ativos físicos nas universidades federais no decorrer dos anos, o presente trabalho tem por objetivo propor um método para diagnosticar o nível de maturidade da gestão da manutenção de ativos físicos numa universidade pública federal e, a partir disso, apresentar um cenário que possa auxiliar na tomada de decisão sobre o processo de gestão da manutenção. Para atingir tal objetivo, será realizado um estudo de caso único com triangulação de múltiplas fontes de dados, aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Espera-se como resultado deste trabalho, dentre outros, a identificação das forças e fraquezas dos processos integrantes da gestão da manutenção de ativos físicos na universidade, contribuindo para a definição e priorização de esforços de melhoria alinhados aos objetivos de longo prazo da instituição.

Presidente - 2275732 - HERBERT RICARDO GARCIA VIANA
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 22/05/2018 17:15